Saúde

07/04/2016 Três casos suspeitos de gripe H1N1 são registrados em João Monlevade

Duas pessoas morreram em decorrência da gripe em Minas neste ano

Três casos suspeitos de gripe H1N1 (influenza ) já foram registrados em João Monlevade neste ano. Segundo informações da Vigilância em Saúde (Visa) da cidade, as amostras de materiais dos pacientes foram enviadas para análise laboratorial da Fundação Ezequiel Dias, que descartou a doença. Em 2015 não houve registro da gripe no município.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1, realizada pelo Ministério da Saúde, está prevista para começar em todo o Brasil no dia 30 de abril. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou na última quinta-feira (31) que duas pessoas morreram em decorrência da gripe H1N1 em 2016 no estado. Um terceiro caso que não resultou em óbito também foi registrado. As duas mortes confirmadas ocorreram na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2015, duas pessoas morreram vítimas da doença no estado. Seis casos de H1N1 foram registrados no ano passado em Minas Gerais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão da gripe não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.

Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

A Secretaria da Saúde recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus