A prioridade na vacinação será dada para grupos de risco
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a campanha contra gripe H1N1 ocorre no estado de 30 de abril a 20 de maio, com o dia D para 30 de abril. Não haverá antecipação da vacinação, como em outros estados. "Minas Gerais, até o momento, apresenta um quadro dentro do esperado para a sazonalidade da Influenza. Contudo, Minas enviou um alerta epidemiológico para as unidades de saúde, com o objetivo de informar e sensibilizar os profissionais da assistência (Unidades Básicas de Saúde), bem como das demais portas de acesso dos serviços de saúde sobre o período de sazonalidade da Influenza", informa a SES-MG.
O imunizante contra a gripe tem sua composição alterada todos os anos. Ele é feito com base em uma combinação de cepas do vírus da gripe que mais circularam durante o inverno no Hemisfério Norte. Comparando com 2015, duas outras cepas do vírus influenza foram modificadas. Os efeitos do imunizante se estendem pelo período de um ano. Isso significa que, quanto mais cedo a vacina for usada, mais cedo a pessoa se tornará suscetível.
A vacina contra a gripe é produzida pelo Instituto Butantã, em São Paulo. A prioridade na vacinação será dada para grupos de risco: idosos, pessoas com doenças pulmonares ou problemas cardíacos e gestantes.