A são-gonçalense Maria Eduarda dos Santos, 15 anos, ex-aluna do Centro Educacional São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra), prepara as malas para deixar sua terra natal. Ela acaba de conquistar uma das vagas para o curso técnico em mineração do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto.
Em 2015, a jovem cursava o 9º ano do ensino fundamental II no Cesgra quando descobriu, por acaso, que a mineração representa uma carreira promissora. Em uma atividade extraclasse sobre o meio ambiente, palestrantes falaram sobre o curso. “Eu não tinha noção da importância do curso e a tragédia ocorrida em Mariana contribuiu para despertar meu interesse pela mineração”, conta Maria Eduarda.
Apesar de gostar de leitura e ser dedicada aos estudos, Maria Eduarda se diz surpresa com sua aprovação. “Eu não esperava esse resultado e estou muito feliz. Quero agradecer a minha escola e a todos que me apoiaram. Sem ajuda eu não teria conseguido”, diz.
A diretora do Cesgra, Ângela Merici Moreira, elogia o mérito da ex-aluna e destaca a importância do trabalho em equipe. “De mãos dadas temos bons frutos. Quando a parceria família, escola, professores e alunos acontece de fato, temos grandes conquistas”, enfatiza Ângela.