A questão de igualdade de gênero também foi discutida
A secretária municipal de Educação de João Monlevade, Helena de Fátima Perdigão Alvarenga, reuniu-se com os vereadores na tarde de anteontem (9) esclarecer como o tema sexualidade vem sendo abordado na grade curricular de ensino.
Segundo a secretária, o assunto é inserido na grade curricular a partir do 5º ano. “Em João Monlevade ainda temos a parceria da ArcelorMittal Monlevade, por meio do Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas), que também aborda a questão, mas sempre em parceria com a coordenação pedagógica das escolas em que está inserido”, esclareceu Helena.
O professor Valter esclareceu sobre as questões dos livros. Segundo ele, a cada três anos a rede de ensino pública recebe novos livros e cada escola tem uma coordenação pedagógica que seleciona com quais querem trabalhar. “Não recebemos novos livros, tão poucos os polêmicos, que foram tema de reportagem a nível nacional”, tranquilizou o professor.
A questão de igualdade de gênero também foi discutida. Em junho de 2015, os vereadores aprovaram o Plano Decenal de Educação do município de João Monlevade, destacando-se a preocupação com a abordagem a cerca do assunto. Conforme esclarecido por Helena, o plano vem sendo seguido à risca, em especial neste quesito. A redação do plano prevê ‘superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação’. “O que fazemos é trabalhar junto aos alunos o respeito ao próximo e a não discriminação, como forma de se evitar o bullying. Também respeitamos e contamos com as referências familiares”, declarou Helena.