Saúde

13/02/2016 Secretaria atualiza balanço e confirma apenas um caso de zika em Minas

Exames descartaram presença da doença em um recém-nascido de Curvelo

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou um novo balanço dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. No último dia 14 de janeiro, o órgão chegou a informar que o Estado já tinha dois casos confirmados: um dos pacientes era uma grávida da cidade de Ubá, na Zona da Mata, e o outro era um recém-nascido de Curvelo, na região central. No entanto, novos exames descartaram a presença do vírus no bebê. 

Na atualização, a secretaria explicou que considerando que a mãe da criança não apresentou intercorrências no pré-natal, foi solicitado um novo exame à Fundação Oswaldo Cruz. A análise, mais específica, apontou resultado negativo para o zika vírus. Desta forma, Minas Gerais tem, até o momento, somente um caso da doença confirmado. O número, no entanto, pode subir: a secretaria municipal de Ituiutaba confirmou o primeiro registro do vírus no município. Os dados do paciente não foram divulgados e os resultados foram obtidos através de um exame particular. 

Em pouco mais de um mês, Minas já listou 47.261 casos de dengue. Duas pessoas morreram em decorrência da doença, em Belo Horizonte e Patrocínio. No ano passado, o Estado registrou aproximadamente 191 mil casos e 72 mortes. Até o momento, não foi confirmado nenhum caso de febre chikungunya, mas 90 notificações estão sendo investigadas. (R7).

Leia também:

Zika: doença grave tem quatro casos suspeitos em João Monlevade
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus