Aulas serão retomadas conforme previsto no calendário; ao todo, são 17 unidades com 113 cursos presenciais e dois de ensino a distância
O Governo de Minas Gerais, por meio da reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), confirmou para o dia 1º de março o início das aulas em todos os campi da universidade. Após uma ampla discussão realizada nos últimos dias sobre a maneira de contratação dos professores, a UEMG esclarece que os procedimentos estão sendo realizados de maneira correta e dentro da lei, e que as aulas serão retomadas normalmente, conforme previsto no calendário acadêmico, sem prejuízo aos alunos, inclusive para os aprovados no último vestibular.
No prazo máximo de sexta-feira (22), será publicado no Diário Oficial de Minas Gerais uma resolução que nomeia, a partir do dia 1º de fevereiro de 2016, todos os professores das fundações absorvidas com o processo de estadualização nas unidades de Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos. A designação é válida para o ano letivo de 2016.
Os demais professores da UEMG, aqueles que lecionam em unidades que não estão na lista das estadualizadas, serão contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior, em conformidade com o artigo 10 da Lei nº 10.254/90. As inscrições foram realizadas por meio de edital, publicado no dia 11 de janeiro, e terminaram na última segunda-feira (18). O resultado será divulgado no dia 29 de janeiro, no site da universidade.
A UEMG possui 17 unidades de ensino, onde são oferecidos, ao todo, 113 cursos de graduação presenciais e dois a distância. Em 2015, a universidade possuía 19.113 alunos matriculados.