Roupas coloridas fazem muito sucesso no verão e são garantia de um visual alegre e cheio de estilo. Mas, na hora de lavar, elas precisam de cuidado redobrado. Antes de simplesmente jogá-las na máquina de lavar, faça um teste simples: umedeça uma região e seque com o ferro em cima de uma toalha branca. Assim você terá certeza se aquele tecido solta tinta ou não.
Se a toalha branca ganhar a coloração da peça, é hora de seguir as dicas a seguir. Confira:
1. Do tempo da vovó
O truque é simples, mas eficaz! Deixe sua peça de molho na água gelada com um pouco de sal. Ele ajuda a fixar a cor e evita o desbotamento excessivo da sua roupa.
2. Nada de excessos
Tem o costume de colocar suas roupas de molho e deixá-las lá por tempo indeterminado? Abandone esse hábito já! Se possível, ao sujar uma roupa que tende a desbotar, faça uma remoção prévia da mancha, com um pano úmido, por exemplo, e depois lave normalmente.
Não deixe peças coloridas, especialmente as listradas, de molho.
3. Superlotação, não!
Você sabia que ao superlotar a sua máquina de lavar você impede que as roupas se movimentem e, por isso, os produtos usados acabam ficando concentrados em apenas algumas peças? Isso danifica o tecido e pode levar ao desbotamento da roupa.
4. Depois de lavar...
Seque sua peça na sombra! A exposição direta aos raios solares faz com que as cores percam o brilho e acelera o processo de envelhecimento do tecido.