Ato faz parte do acordo histórico assinado com a categoria e tem, como meta, tornar a rede de educação do Estado mais democrática e aberta à população
Em 2016, 3.485 escolas da rede estadual de Minas Gerais serão geridas por diretores que foram escolhidos por suas comunidades escolares. A nomeação desses novos diretores foi assinada pelo governador Fernando Pimentel.
Um dos itens do acordo histórico assinado entre os trabalhadores e o Governo de Minas Gerais, em maio, o processo de escolha de direção de escola vem ao encontro da busca por uma escola ainda mais democrática e aberta à comunidade, como destacou o governador.
Até então, o processo de escolha dos diretores pelas comunidades não acontecia de forma regular. O último foi em 2011 (para posse em 2012) e, antes, havia sido realizado em 2006 (para posse em 2007). A partir de agora, a escolha passa a ser feita com regularidade a cada três anos.
No dia 15 de dezembro, pais, estudantes e trabalhadores que atuam em cada instituição puderam votar em servidores que se candidataram aos cargos de diretor e vice-diretor. Em João Monlevade foram eleitos os seguintes diretores: Cleonice Gomes Nogueira (Parreiras), Magno Lívio Torres Correa (Jenny Faria), Maria Eugênia de Freitas (Rúmia Maluf), Sandra das Graças Peixoto (Louis Ensch), Martha Alves de Souza Faria (Papini), Wagner Ribeiro Moreira ( Luiz Prisco de Braga), Vânia Maria Mayrink (Manoel Loureiro), Maria do Carmo de Albuquerque (Alberto Pereira Lima) e Cássia Regina Arcanjo Bastos (João XXIII). Ideulânea Maria Dias Augusto vai dirigir, por indicação, a escola do Laranjeiras.
Para que se candidatassem ao cargo de diretor, os servidores foram habilitados no processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, cuja prova foi realizada no dia 8 de novembro. A ampla participação dos trabalhadores no processo de certificação já foi um indicador da importância deste processo.
O diretor de escola que ocupa um cargo efetivo com carga horária semanal de 24 horas terá a opção de receber o dobro da remuneração desse cargo, acrescido da parcela de 50% da remuneração do cargo de Diretor de Escola.