Passar esmalte toda semana pode deixar suas mãos mais bonitas, mas, com o tempo, o uso deste produto sem intervalo acaba deixando as unhas enfraquecidas e quebradiças. “As unhas necessitam de uma pausa para que a cutícula ‘respire’, o que garante um crescimento saudável”, explica a manicure e esteticista Sídia Santana, da Auraclara Centro Integrado de Bem-Estar.
Para eliminar as impurezas deixadas pelo excesso de esmalte e permitir que as unhas recuperem seus nutrientes naturais, ela indica o detox de unhas caseiro. “O procedimento funciona como uma vitamina poderosa. Ele limpa profundamente, garantindo mais saúde às unhas e evitando o ressecamento das cutículas. Isso faz com que a unha cresça mais bonita e forte e quebre menos”, garante a profissional.
Após o detox, você deve sentir sua cutícula mais hidratada e perceber maior durabilidade do esmalte. Sídia ensina como realizar o procedimento:
Como fazer:
1 – Remova o esmalte por completo. Limpe bem os cantinhos e contornos.
2 – Lixe as unhas levemente, deixando-as no formato natural.
3 – Usando um esfoliante caseiro para unhas (clique aqui), faça uma esfoliação em cada unha e, depois, na mão toda.
4 – Enxague com água corrente.
5 – Aplique um bom hidratante nas mãos, massageando cada unha.
6 – Finalize passando óleo vegetal em cada unha e esfregando levemente.
7 – No dia do detox e nos três dias subsequentes, você não deve pintar as unhas, passar base ou tirar a cutícula. Deixe que a unha “respire” e absorva as vitaminas do óleo vegetal, recuperando seus nutrientes. Passado este período, faça a manicure normalmente.
Quando fazer?
O procedimento pode ser feito uma vez a cada 15 dias. O intervalo entre um detox e outro não pode ser menor do que este, pois, em excesso, o procedimento danifica a estrutura da unha e causa o efeito reverso, ou seja, mais quebra e ressecamento.