Educação

12/12/2015 Ministro da Educação e o presidente da Vale vão inaugurar prédio da Unifei em Itabira

Segundo prédio da Unifei Itabira será inaugurado no dia 18 de dezembro

A inauguração do segundo prédio da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira está se aproximando: será na sexta-feira (18), às 15 horas, na rua Irmã Ivone Drummond, 200, Distrito Industrial II. A obra é resultado de uma parceria público-privada entre Prefeitura, Governo Federal e mineradora Vale. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, estão entre as autoridades convidadas para a solenidade.

A construção do novo prédio da Unifei Itabira foi iniciada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena – a pedra fundamental foi lançada em abril de 2013. Investir em educação é um dos caminhos seguidos pela Administração Municipal para diversificar a economia da cidade, já que Itabira ainda está fortemente vinculada à arrecadação advinda do extrativismo mineral.

O edifício possui 11.500m²: é a maior obra de construção civil da iniciativa pública na cidade. O investimento da Prefeitura nesta obra é da ordem de R$ 46 milhões. Já a Vale é responsável por custear todos os equipamentos do complexo educacional de Itabira. 

Com as novas instalações, a Unifei Itabira terá capacidade para ministrar os cursos em salas adequadas e contará com laboratórios, biblioteca, setores administrativos, salas de apoio à pesquisa e atividades docentes. No momento, são oferecidos os seguintes cursos de engenharia: Ambiental, Computação, Mobilidade, Controle e Automação, Materiais, Produção, Saúde e Segurança, Elétrica e Mecânica.

A Prefeitura e a reitoria da universidade também discutem a implantação de um curso de Medicina na cidade. O projeto pedagógico foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) em dezembro do ano passado.

Após a implantação completa do campus (que deverá ter aproximadamente 100 mil m² de área construída), a Unifei Itabira terá capacidade para atender cerca de 10 mil alunos. 

Saiba mais

A técnica utilizada na obra foi a drywall, na qual as estruturas metálicas são preenchidas com placas de gesso. O sistema permite rapidez e mobilidade em situação de readaptação das salas e espaços da universidade, além de contribuir para o isolamento de sons e diminuição da transmissão de ruídos. Outro benefício do drywall foi a possibilidade de instalação dos sistemas de iluminação, hidráulica e telefonia na parte interna de sua estrutura ainda na fase de montagem.

Também foi instalada a telha sanduíche, que permite o isolamento térmico e acústico da construção: entre duas chapas metálicas, foi inserido um filtro de lã de vidro. Além disso, há outros itens que tornam a obra diferenciada: barramento blindado (sistema de canalizações elétricas pré-fabricadas em módulos, também conhecida como busway), forros com placas de gesso removíveis (que facilitam a manutenção) e piso em revestimento poliuretano (piso de alta resistência, flexível e de fácil limpeza).
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus