Saúde

22/09/2015 João Monlevade não atinge meta de vacinação animal

Faltam mais de 2 mil cães para receberem a dose contra a raiva. Meta é imunizar 10.458 bichinhos

Até as 13h de ontem (21), João Monlevade ainda não tinha atingido a meta de vacinação contra a raiva animal. Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI- PIN) apontam que foram imunizados 8.434 cães. O número corresponde a 80,65% da população canina da cidade que é estimada em 10.458 animais. Os gatos vacinados somam 884. Quem não vacinou o animal de estimação contra a raiva deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária para saber como proceder. O telefone é o (31) 3852-3021.

Cães e gatos devem receber a vacina antirrábica, única forma de proteção da doença. Podem ser vacinados os animais com mais de três meses de vida que não estejam em período de gestação e lactação.

Quando o animal é acometido da doença, ele apresenta mudanças em seu comportamento. Nos cães, por exemplo, há salivação excessiva, hábito alimentar e latido diferentes, paralisia das patas traseiras, dentre outras. Já os gatos ficam bastante agressivos, têm falta de apetite, pupilas dilatadas e costumam dar mordidas no ar.

Nos humanos

Humanos também podem ser contaminados pela raiva. Caso uma pessoa seja mordida, o recomendado a se fazer, segundo o Ministério da Saúde, é procurar imediatamente atendimento médico para tomar a vacina. A contaminação não ocorre somente pela mordida ou arranhão do animal, já que a saliva dele também fica contaminada. Como é uma doença, quase sempre, fatal, é necessário se prevenir contra ela. Vacinar anualmente os animais, não mexer com cães e gatos de rua, principalmente quando estiverem se alimentando ou dormindo, não tocar em animais silvestres e morcegos, são algumas precauções.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus