Por exigência do Governo Federal, apresentação do cartão do SUS é necessária em qualquer procedimento
Desde o dia 1º de junho deste ano, é necessário apresentar o cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar qualquer tipo de procedimento na rede pública. Esta é uma exigência do Governo Federal que está transferindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). A transferência integrará vários sistemas de saúde em um único software, o e-SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança vai melhorar o registro de informações prestadas aos usuários do SUS, garantindo ações mais efetivas para a população. Assim, para incluir qualquer tipo de procedimento ou consulta no e-SUS é necessário possuir o número do cartão nacional do SUS.
Aqueles que não possuem o cartão precisam solicitar sua confecção o mais rápido possível. Para isso, o requerente deve procurar, em João Monlevade, a Secretaria de Saúde (prédio do Pronto Atendimento) com a certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço.