Cidades

25/11/2023 Catas Altas recebe prêmio Cumbucca de Gastronomia 2023

Realizado nessa terça-feira (21), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o relevante Prêmio Cumbucca de Gastronomia celebrou os destaques da culinária mineira neste ano e, mais uma vez, Catas Altas se destacou.

Escolhida por um conselho curador formado por jurados de diversos setores e com o apoio do lepha e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Catas Altas recebeu o título de vencedora na categoria “Cozinha Mineira Patrimônio”. Essa categoria premia a melhor iniciativa na defesa da gastronomia mineira e na preservação do patrimônio da cultura alimentar de Minas Gerais.

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem como objetivo valorizar e fortalecer a vocação gastronômica de Minas Gerais, premiando diversos estabelecimentos e profissionais que se destacaram, além das cidades que em suas políticas públicas trabalham a gastronomia como importante referência cultural, principalmente por meio de eventos gastronômicos, preservando o patrimônio cultural registrado, tombado ou inventariado.

Catas Altas é um exemplo na valorização da cozinha mineira, de forma participativa envolve comunidade e gestão pública. Em nível municipal possui 02 registros (modo artesanal de fazer os vinhos de jabuticaba, uva e licores e ofício das quitandeiras e o modo artesanal de fazer quitanda), pelo Estado temos os Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – o milho e a mandioca e o reconhecimento da “Entre Serras da Piedade ao Caraça” como produtora de Queijo Minas Artesanal.

A Secretária de Turismo e Cultura, Aline Duarte, destaca que as ações que preservam a cultura alimentar não apenas valorizam produtos, mas também aqueles que os transformam no que consumimos. Possuir uma comunidade atuante e consciente de seus valores culturais, é garantir que por muitas gerações as nossas memórias afetivas sejam preenchidas de sabores.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus