Viagem & Gastronomia

29/09/2023 Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, inicia visitação de novo atrativo turístico

Localizada acima da Cachoeira do Derrubado, as

Considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica da região Central do estado, o Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado em Ipoema, distrito de Itabira, inaugurou, nessa quarta-feira (27), um novo atrativo turístico. Batizada de “Corredeiras da Juventude”, a área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.

As Corredeiras da Juventude situam-se acima da Cachoeira do Derrubado, com queda d’água de aproximadamente 57 metros de altura e formação de poços de 1,72 metros a 3,57 metros de profundidade. Distante da sede da parque cerca de 4,5 Km, o atrativo pode ser visitado a partir de uma trilha demarcada e sinalizada, com grau de dificuldade considerado moderado.

“O nome do atrativo foi proposto com a ideia de fomentar a visitação do parque, criando uma sensação de bem-estar e renovação entre aqueles que usufruem de suas águas”, conta o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral.

Cerca de 30 pessoas participaram da inauguração, entre moradores de comunidades localizadas no entorno do parque, brigadistas florestais e funcionários. A unidade de conservação está aberta à visitação todos os dias, das 8h às 17h.

Mirante do Gigante

Outro atrativo natural deverá ser aberto oficialmente à visitação no primeiro semestre de 2024. O Mirante do Gigante é considerado um dos topos de maior altitude dentro dos limites do parque, condição que permite a vista de toda a unidade de conservação.

Apesar de já possuir trilha de acesso, construída antes da criação do parque, o local nunca foi oficialmente aberto à visitação pública. O nome do atrativo faz referência ao slogan do Parque Estadual Mata do Limoeiro: “gigante pela própria natureza”, e constitui uma das maiores áreas verdes preservadas e protegidas da região.

O Mirante do Gigante está situado a 1,8 quilômetro da sede do parque, à margem direita da estrada de acesso vindo de Ipoema, sentido comunidade de Laranjeiras, com altitude no topo de 756 metros acima do nível do mar. O grau de dificuldade da trilha é considerado moderado.

O acesso ao atrativo será controlado pela equipe do parque, mediante identificação prévia do visitante na sede, com pagamento de ingresso. Para segurança e melhor estruturação da visitação serão instaladas placas de sinalização, corrimão e pontos de descanso ao longo do percurso.

Parque Estadual Mata do Limoeiro

Criado em 2011 e aberto à visitação pública em 2013, o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 km do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), tem importante papel na preservação e conservação da biodiversidade local, sendo reconhecido também pelos projetos de inclusão e educação ambiental. Entre eles, a Trilha dos Sentidos, Passaporte Turístico, Ecofolia e Natal em Comunidades.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página oficial do parque.   

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus