Cidades

28/09/2023 João Monlevade realiza Conferência Municipal de Cultura

A Fundação Casa de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural realizam a Conferência Municipal de Cultura nos dias 18 e 19 de outubro. O evento, que acontecerá de 18 às 21 horas no auditório do Centro Educacional de João Monlevade, tem por objetivo discutir políticas públicas de cultura e definir diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.

A participação é aberta a qualquer pessoa interessada, e é necessário se inscrever por meio da plataforma Sympla,no link: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-municipal-de-cultura/2180337

Como o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, definido pela organização da 4ª Conferência Nacional, a edição local será focada em três eixos temáticos: “democratização do acesso à cultura e participação social”; “diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural”; e “economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade”.

Durante o encontro, serão formados no primeiro dia grupos para discussão dos eixos temáticos e formulação de propostas. No último dia, serão eleitos delegados para representar a cidade na Conferência Estadual, em dezembro. A programação deverá ter também apresentações artísticas, que serão divulgadas em breve.

Adesão

A realização da Conferência Municipal de Cultura é um passo importante para completar a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, assim, se beneficiar de programas federais para o setor.

Em outubro de 2021, foi sancionada pelo prefeito Laércio Ribeiro a Lei 2418, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, primeiro passo para o município aderir ao SNC. A adesão é obrigatória a todos os municípios que receberam este ano repasses da União por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), como é o caso de João Monlevade, contemplada, em agosto, com cerca de R$ 700 mil.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus