Cidades

20/09/2023 DAE esclarece sobre coloração da água

O Departamento de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) esclarece e tranquiliza a população a respeito da coloração da água observada após a manutenção realizada na segunda-feira, dia 18.

A cor escura da água detectada em vários pontos da cidade não é resultado de contaminação por agentes bacteriológicos prejudiciais à saúde. A fuligem responsável pela alteração na coloração é proveniente da decomposição natural das tubulações de ferro.

Durante a manutenção, uma quantidade maior desse material se desprendeu das redes e se concentrou em determinados pontos da região alta abastecida pelo sistema Sion. No entanto, o DAE reitera que a água não está contaminada por agentes nocivos à saúde. Trata-se, na realidade, de partículas físicas minerais, compostas de ferro e manganês.

É importante salientar que esse material está presente em pequenas quantidades em todas as residências diariamente, em conformidade com a Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, a qual estabelece um limite de turbidez da água em 5 NTU (Unidade de Turbidez Nefelométrica).

O DAE agradece pela compreensão e se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais e adotar medidas necessárias para garantir a qualidade da água que é fornecida à comunidade.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus