Gerais

18/07/2022 Como fazer uma resenha crítica

Fonte: pexels.com
Fonte: pexels.com

Resenhas críticas são nada mais do que uma análise de um determinado conteúdo na sua interpretação, contendo uma crítica, positiva e negativa, do autor que a escreve. Esse tipo de dissertação é mais comumente vista, pelo público geral, sobre um filme ou livro, onde a opinião crítica do escritor acaba influenciando a audiência na decisão de ir consumir a obra cinematográfica/literária ou não.

Quanto o foco está dentro do mundo acadêmico, é provável que pelo menos uma vez você seja solicitado a elaborar uma resenha crítica, e por isso vamos listar os tipos mais comuns e dicas de estrutura, seguindo o exemplo de modelo de uma resenha crítica pronta.

4 dos tipos mais utilizados para uma resenha crítica
 

Fonte: pexels.com
Fonte: pexels.com

As resenhas críticas podem ser feitas sobre assuntos bastante diversos e além disso também podem ter um foco diferente entre si, com algumas sendo mais direcionadas para o meio acadêmico enquanto outras existem para o entretenimento. A seguir vamos falar sobre 4 tipos de resenha crítica que podem ser feitos.

1. Resenha crítica de álbum musical
Extremamente popularizado por sites, tais como Billboard e Pitchfork, e frequentemente utilizado como medidor de sucesso, esse tipo de resenha traz um resumo crítico detalhando o conceito do álbum, os estilos de música contidos nele e a opinião do autor sobre o que ele escutou.

Esse tipo de resenha é feito por especialistas no assunto, ou até mesmo por por simples amantes de música, o objetivo dessas resenhas é trazer uma opinião honesta e objetiva com pontos positivos e negativos balanceados.

2. Resenha temática
Nesse tipo de resenha, há uma peculiaridade que lhe diferencia dos outros tipos de resenha de vários textos diferentes serem abordados, porém, no final, todos estão seguindo a mesma temática, assim o escritor analisa o tema em diferentes perspectivas.

A resenha temática é muitas vezes utilizada no meio acadêmico em cursos de ciências humanas para analisar algum movimento artístico específico de acordo com o tema que une diversas obras.

3. Resenha crítica de artigo científico
Nesse tipo de resenha, o autor apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico. Para fazer uma resenha crítica de um artigo é necessário que o autor tenha um nível de conhecimento básico sobre o tema, afinal por ser um conteúdo mais técnico não é tão fácil de avaliar.

Esse tipo de trabalho costuma ser pedido durante a graduação superior, especialmente em momentos em que o estudante está envolvido em projetos de pesquisa e é importante avaliar trabalhos relacionados ao assunto da pesquisa.

4. Resenha Argumentativa
Não devendo ser confundida com o modelo exigido no ENEM, que pede uma escrita dissertativa-argumentativa, a resenha argumentativa se difere de outros tipos porque nesse tipo de resenha o autor escreve uma análise, com pontuações críticas para avaliação.

É um tipo de resenha bastante popular no meio acadêmico pois permite que seja feita uma análise crítica pelo aluno com argumentos bem definidos possibilitando que seja exercitada a capacidade argumentativa do estudante.

4 dicas excelentes para fazer uma resenha acadêmica

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de resenha crítica que podem ser escritos, é hora de entender melhor como fazer um trabalho desse tipo. A seguir temos 4 dicas que vão te ajudar a fazer uma excelente resenha acadêmica.

1. Organização
Esse tipo de texto é muito utilizado e pedido em universidades, sendo assim, um cuidado maior é exigido já que ele segue as normas da ABNT. Para começar esse tipo de resenha, é necessário seguir a organização, que é iniciada pela introdução, e então elaborar o desenvolvimento do tema para terminar com uma conclusão do que foi abordado. Por fim, a escrita deve ser finalizada com uma bibliografia. Lembre-se de deixar seu texto o mais fluido possível para uma melhor legibilidade.

2. Anotações
À medida que você vai analisando o texto que será o foco utilizado para sua resenha crítica, faça anotações, assim, na hora de organizar seu texto, você não perde tempo decidindo o que escrever ou não. Sublinhe partes importantes do texto que queira abordar na sua resenha. Por se tratar de um texto crítico, é bom anotar as partes que você quer citar como pontos positivos e também os negativos.

3. Revisão
Nenhum texto fica perfeito logo na primeira escrita, e para que isso seja possível, um número razoável de revisões deverá ser feito. Após terminar de escrever, tire um tempo de descanso e depois volte para ler o que foi feito. Quando iniciar a revisão, você vai perceber que deixou muitas coisas passar, e talvez até ganhe novas ideias nesse tempo de descanso.

4. Resumo
Ao terminar de analisar bem o seu texto base, faça um resumo com suas próprias palavras. Quando for passar a limpo, poderá utilizar esse resumo como uma base para o seu parágrafo de conclusão, assim poupando tempo de escrita. Além disso, conseguir resumir o conteúdo da sua resenha em poucas palavras é uma forma de ter certeza que você está dominando o assunto.

 

 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus