Cidades

09/06/2022 Enscon Viação é alvo de críticas durante reunião na Câmara Municipal de Rio Piracicaba

Vereadores de Rio Piracicaba criticam serviços prestados pela Enscon Viação
Vereadores de Rio Piracicaba criticam serviços prestados pela Enscon Viação

Os serviços prestados pela empresa Enscon Viação – concessionária arrendatária do transporte público responsável pela linha intermunicipal entre João Monlevade e Rio Piracicaba – foi alvo de severas críticas durante a reunião ordinária, dessa quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Rio Piracicaba.

Além de superlotação, parlamentares criticaram a qualidade dos veículos. O assunto foi levantado pelo vereador Antônio de Pádua Guedes (PDT) e o parlamentar informou ter recebido muitas reivindicações. “O transporte da Enscon está tendo muita reclamação e não está atendendo. Os ônibus estão sempre lotados com o pessoal sem conforto nenhum. (...). Vamos fazer um ofício para que a empresa coloque um ônibus melhor para atender nossa população”, alertou.

A estimativa de Antônio Guedes é de que o problema se agrave devido às iminentes obras de expansão da ArcelorMittal em João Monlevade. O vereador estima que a Enscon precisará ampliar o número de coletivos para atender a demanda. O vereador Leon Fátima de Almeida (PSB) também criticou a qualidade dos carros disponibilizados pela concessionária, e na sequência, o parlamentar Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) lembrou já ter encaminhado ofícios à Enscon Viação, porém a empresa não havia se manifestado. “Acho que deveríamos partir para outro caminho, montar uma comissão e ir ao DER, temos que cobrar é a fiscalizadora da empresa. (A Enscon) arruma um ‘galinheiro’ para realizar o transporte e acha que está fazendo mil maravilhas. Aquilo não é um ônibus, aquilo é um ‘galinheiro’ e o cidadão deve pagar a passagem mais cara do Brasil”, alfinetou.

Juliano enfatizou que o percurso entre Rio Piracicaba e a ArcelorMittal gira em torno de 15 km e o valor atual da tarifa é R$8,45. A título de exemplificação, de acordo com o parlamentar, os coletivos em Belo Horizonte rodam entre 45 a 50 quilômetros e o preço da passagem na capital é bem inferior.

O vereador Eraldo Pedro da Silva (Patriota) também defendeu que a Câmara de Rio Piracicaba institua uma comissão para solicitar providências junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Opinião semelhante manifestou o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo (Cidadania) – Nozinho do Caxambu. “Também acho que o melhor será montarmos uma comissão porque ofício já mandei um esta semana. Se não tivermos retorno vamos fazer a comissão”, pontuou Nozinho.

Votação

Durante a reunião, os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei e duas Indicações. Em 1º turno de votação, foi aprovado o PL 2.197/2022 que altera a lei municipal 2.575 e muda a descrição de dados orçamentários para melhor adequação contábil. O PL 2.193/2022 foi aprovado em 2º turno de votação e autoriza o repasse de recursos financeiros às entidades que menciona e dá outras providências. Ambas as matérias são de autoria do prefeito Augusto Henrique (Cidadania).

De autoria do vereador Eraldo Pedro da Silva, parlamentares aprovaram a Indicação 26/2022 que solicita ao Executivo refazer a pista de rolamento de veículos e os passeios da rua Emília de Freitas do nº 1.467, no bairro Córrego São Miguel até a MG 123.

Já a Indicação 27/2022, de autoria dos vereadores Antônio de Pádua Guedes (PDT) e Leon Fátima de Almeida (PSB), solicita que a Prefeitura firme parceria com a Vale com o objetivo de converter a área localizada depois da academia ao ar livre, próximo à estação ferroviária, em estacionamento para veículos.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus