Cidades

08/06/2022 Itabira vence prêmio de melhor gestão entre as cidades mineradoras do Brasil

Reconhecimento foi conferido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Oscip Agenda Pública, em parceria com o Ministério de Minas e Energia

Para definir Itabira como a vencedora na categoria Gestão, foram observados critérios como capacidade de pagamento da cidade, dispêndio de recursos em Saúde e Educação e número de servidores per capta
Para definir Itabira como a vencedora na categoria Gestão, foram observados critérios como capacidade de pagamento da cidade, dispêndio de recursos em Saúde e Educação e número de servidores per capta

Itabira foi a vencedora da categoria Gestão do Prêmio Municípios Mineradores. A honraria, concedida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Agenda Pública, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, foi entregue nesta terça-feira (7), durante cerimônia em Brasília. O prefeito Marco Antônio Lage e o chefe de Gabinete, Alisson Diego Batista Moraes, representaram a cidade no evento.

Criado com o propósito de mapear, reconhecer e premiar as práticas e projetos de cidades que abrigam a mineração em seus territórios e que estão potencializando o aprimoramento da governança pública, o Prêmio Municípios Mineradores teve a sua primeira edição em 2022. A honraria foi dividida em oito categorias e selecionou os vencedores entre 200 cidades em todo Brasil que recebem a Compensação Financeira por Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

Itabira sagrou-se vencedora na categoria Gestão em uma votação final com Santa Bárbara e Paracatu. A ganhadora só foi conhecida durante o evento. O presidente do Ibram, Raul Jungmann, e os ministros de Meio Ambiente, Joaquim Leite, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, acompanharam a solenidade.

O prefeito Marco Antônio Lage agradeceu a premiação e dividiu a honraria com toda população itabirana e aos servidores municipais. O chefe do Executivo também destacou o planejamento de curto, médio e longo prazo que é construído em parceria com a mineradora Vale. “Um orgulho pessoal, mas, mais do que isso, é um prêmio que pertence aos funcionários da Prefeitura de Itabira e à população itabirana. Logo que assumimos, nós procuramos a Vale e apresentamos a proposta de um planejamento construído em forma de cogestão, que prepare Itabira para um futuro sustentável. Uma jornada de gestão qualificada e voltada para a sustentabilidade, com responsabilidade e construção de legados”, discursou o prefeito.

Para definir Itabira como a vencedora na categoria Gestão, o Prêmio Municípios Mineradores observou critérios como capacidade de pagamento da cidade, dispêndio de recursos em Saúde e Educação e número de servidores per capta. Todos os 200 municípios foram analisados, os três finalistas destacados e o vencedor eleito.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus