Gerais

31/05/2022 Reunião itinerante da Amepi leva mais conhecimento e técnicas a prefeitos

Encontro reuniu prefeitos, vices e secretários que conheceram projetos para os municípios

Prefeitos, vices, secretários e representantes dos municípios da região participaram, na manhã de sexta-feira (27), da primeira reunião itinerante da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), neste ano.

O encontro, na sede da Associação Comercial de São Domingos do Prata (Aciap), parceira da Amepi, abriu a agenda de reuniões nos municípios associados. A proposta é aproximar ainda mais os chefes do Executivo da região e fomentar a troca de experiências.

No encontro, professores e representantes do IGTEC/UFMG, que desenvolvem ações em São Gonçalo do Rio Abaixo, falaram do projeto Cidade Inteligente, em andamento no município. O prefeito Nozinho (PDT) convidou os presentes para participarem da “Start”, primeira feira de inovação e tecnologia da região.

O evento, no dia 1 e 2 de julho, único no Brasil por sua proposta inovadora, reunirá a juventude da comunidade local, Instituições de Ensino, Empresas e o Governo Municipal para a busca de soluções de problemas locais. Haverá palestras, debates e oficinas para sobre demandas nas áreas de Desenvolvimento Econômico; Mobilidade; Saneamento; Eficiência Energética; Assistência Social e Empreendedorismo; Educação; Inovação; Agricultura Inteligente; Meio Ambiente; Segurança Pública; Cultura e Turismo e Saúde.

Conservação da água e solo

Em seguida, a empresa Cenibra apresentou o projeto subsolagem, técnica agrícola que aumenta a retenção de água no solo e minimiza impactos das chuvas nos municípios, sobretudo, nas zonas rurais.

Segundo os técnicos da empresa, um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atualmente é a escassez hídrica. A disponibilidade de água para abastecimento humano, processos industriais e agropecuária tem reduzido significativamente. Neste contexto, a subsolagem é uma técnica eficiente para ajudar a combater esses problemas.

A iniciativa simples, garante o manejo correto do solo, preservando mananciais e os recursos hídricos, de forma totalmente sustentável e ambientalmente correta, além de aumentar a produtividade da agropecuária.

Após explanação, os prefeitos, vices e secretários tiveram uma aula de campo, onde conheceram a prática de perto. Em seguida, foi servido um almoço para os presentes.

Para o presidente Fernando Rolla (Avante) a reunião itinerante motiva a integração regional e amplia a relação entre os prefeitos. “Esse é o espirito Amepi, união entre os prefeitos, com açlões colaborativas e troca de experiências. Momento de grande integração com apresentação de projetos que beneficiam as cidades da região”, afirmou. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus