Tecnologia

31/03/2022 Estudo mostra que WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros

.

Fonte: Pexels

O Brasil já conta com uma população digital de mais de 150 milhões de pessoas, o que equivale a mais de 80% da população total do país. É claro que utilizamos as plataformas digitais para trabalho, entretenimento e em diversas áreas de nossas vidas cotidianas. Mas em qual dessas áreas o brasileiro está mais presente? Quais são as plataformas mais utilizadas por essa população?

A população digital brasileira está, majoritariamente, no Sudeste no país (48,5%). A faixa etária é bem distribuída: 19,4% são pessoas de 15 a 24 anos; 23,3%, de 24 a 34 anos; 22,1%, de 35 a 44 anos; e 29,5% são de pessoas com mais de 45 anos. Apenas 5,8% dos usuários têm entre 6 e 14 anos.

O comportamento dessa população é cada vez mais móvel, pois cerca de 90% do número total de usuários de internet no Brasil estão nos dispositivos móveis. O uso do desktop passa a se concentrar na vida profissional, com muitos o utilizando apenas para trabalho e priorizando o mobile para as demais áreas.

No ano passado, o tempo utilizado em navegação móvel aumentou 23%. Depois de 2020, os brasileiros passaram a estar ainda mais conectados, pois não apenas o número de usuários subiu, mas também o tempo que passam conectados.

O papel das redes sociais na vida cotidiana

Afinal, onde o brasileiro passa seu tempo na internet? Segundo um estudo realizado pelo site Mobile Time, o WhatsApp ocupa mais de 50% das respostas para a pergunta: “Qual é o aplicativo que você abre mais vezes ao longo do dia?”.

Em seguida, aparecem Instagram, com uma porcentagem de 14%, e Facebook, com 11%. Os três aplicativos também aparecem, nessa ordem, na tela de início da maioria dos celulares.

Além das três plataformas mais conhecidas, os brasileiros utilizam diferentes redes sociais para praticamente todas as áreas de suas vidas. Redes sociais exclusivas para trabalho, redes sociais de relacionamento, entre outras.

Temos comunidades cada vez mais específicas e, com mais aplicativos para utilizar, o usuário passa mais tempo conectado.

.

Fonte: Pexels

A convergência das mídias também possibilitou o acesso remoto a plataformas de diferentes países, e os brasileiros acessam sites internacionais todos os dias. Passando mais tempo na internet, aumenta também a preocupação do usuário com sua segurança nesse ambiente.

Esse é um dos motivos pelos quais o VPN tem se tornado mais popular no Brasil. VPN é uma rede privada virtual, que protege o usuário contra interferências, censuras e espionagem — algo especialmente importante ao acessar plataformas estrangeiras.

O consumo no digital

Além das redes sociais, e utilizando igualmente aplicativos e sites de outros países, os brasileiros passaram a estar ainda mais presentes na internet na hora de fazer suas compras. Depois de 2020, o número de e-commerces cresceu mais de 70%.

Para além das plataformas próprias para lojas virtuais, os brasileiros compram, muitas vezes, pelo WhatsApp e Instagram, os dois aplicativos que aparecem como os mais utilizados.

O número de usuários de internet continua crescendo, e mais de 50% dos usuários, por exemplo, mostraram-se propensos a continuar fazendo suas compras apenas pela rede. Esse crescimento, no entanto, não deve prevalecer apenas no consumo.

Com cada vez mais aplicativos e plataformas específicos e nichados, a tendência é que o tempo gasto online aumente em diversos segmentos e áreas da vida.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus