Cultura

14/03/2022 Casa de Cultura e Fundação ArcelorMittal promovem Curso de Formação de Lideranças Culturais

Iniciativa é realizada em parceria com o Governo de Minas Gerais

A Casa de Cultura de João Monlevade e a Fundação ArcelorMittal irão oferecer o curso de Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais 2022 (FLIIC) no período de maio a setembro. A iniciativa, realizada em parceria com o Governo de Minas Gerais é parte do programa Forma e Transforma, da ArcelorMittal.

As inscrições para o curso estarão abertas a partir desta segunda-feira (14) e se encerram no dia 15 de abril, feitas através do site www.fliic.com.br A divulgação da lista dos selecionados será divulgada no dia 30 de abril.

O curso será voltado a agentes culturais, artistas, grupos, produtores e pessoas ligadas à área cultural. A capacitação é gratuita e será oferecida pela Trium Brasil, em parceria com o Favela é Isso Aí e o Espaço Ampliar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

As aulas serão realizadas nas versões online e semipresencial e serão oferecidos módulos sobre: Pesquisas Culturais e Realidade Cultural Brasileira; Financiamento e Captação de Recursos; Gestão Financeira de Projetos Culturais, Desenvolvimento e Engajamento de Públicos e Elaboração de Projetos Culturais. As aulas serão ministradas pelos profissionais da área cultural Laísa Bragança, que também é responsável pela coordenação do curso, Clarice Libânio, Bruno Barroso, Alcione Souza e Leonardo Beltrão, além de palestrantes convidados.

Objetivos

De acordo com os coordenadores do projeto, a meta do FLIIC é capacitar os profissionais da cultura em Minas Gerais, além de contribuir para o aperfeiçoamento de agentes de transformação e oferecer uma abordagem mais contemporânea, prática, inspiradora, empreendedora e criativa para a gestão de empreendimentos culturais. De acordo com uma das professoras do curso, Clarice Libânio, antropóloga, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, os objetivos do curso são oferecer novos olhares para as diversas gerações de líderes culturais em instituições e contribuir para o preparo de profissionais dos diferentes segmentos da cultura para atuarem como lideranças culturais, seja na esfera pública ou privada. “Também terá uma visão integrada das áreas de administração, políticas públicas, economia, direito, design, comunicação, marketing e cultura”, afirma.

Segundo Lucas Machado Vilela, da ArcelorMittal Monlevade, o FLIIC vem de encontro com a missão e atuação da Fundação ArcelorMittal. “Temos buscado trazer para os territórios onde atuamos iniciativas como esta, que contribuam para a formação e o desenvolvimento dos agentes culturais de Minas Gerais, fortalecendo a ação local e agregando valores ao trabalho de todos”, declara.

Para a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade, Nadja Lírio Furtado, quando o Fórum Municipal de Políticas Culturais foi implementado como instrumento de participação popular no planejamento da Fundação Casa de Cultura, as duas demandas mais urgentes apontadas pelos participantes foram a criação de um centro cultural e um plano de capacitação dos artistas, produtores e técnicos. “Quando a Fundação ArcelorMittal nos procurou, a exposição desse fato gerou a proposta do Forma e Transforma ser implementado aqui. Acho que é um projeto muito promissor, que vai promover o desenvolvimento profissional desses trabalhadores e alavancar suas carreiras. Estamos oferecendo todo o apoio, inclusive de logística e espaço, porque acreditamos que o projeto tem o potencial de transformar vidas e aquecer a economia criativa local. Definimos juntos maneiras de abrir muitas portas para cada aluno do curso. Os Gestores, artistas, artesãos e produtores não podem perder essa oportunidade”, destacou Nadja.

Vagas

Em João Monlevade o curso disponibilizará 50 vagas, em formato semipresencial, com 108 horas/aula. Além disso, serão oferecidas quatro palestras magnas com convidados, transmitidas ao vivo pelo Youtube do curso, com intérprete de LIBRAS ao longo das atividades, permitindo que pessoas com deficiências auditivas possam acompanhar o conteúdo oferecido.

Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais www.instagram.com/fazfliic e www.facebook.com/fazfliic.

  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus