Política

06/02/2022 Vereadores farão reuniões nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo

Está oficialmente aberta a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 37ª Legislatura, ou seja, a retomada das atividades da Câmara Municipal de Itabira. A primeira sessão ordinária foi realizada na terça-feira (1º) e contou com a participação do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Na pauta de votação, em primeiro turno, os vereadores aprovaram o projeto de resolução que autoriza a realização das reuniões ordinárias e de comissões nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

No dia 15 de fevereiro os encontros acontecem no Centro de Tradições de Senhora do Carmo. Já no dia 22 de fevereiro, é a vez de Ipoema receber os vereadores no Salão Paroquial. Às 14h será realizada a reunião de comissões e, em seguida, às 15h30 acontece a sessão ordinária.

O objetivo da transferência da sede da Câmara para os distritos é aproximar o Legislativo dos cidadãos e discutir os problemas locais, proporcionando mais participação popular. “Esperamos que os moradores nos recebam e possam conosco discutir os projetos que serão analisados pela comissão especial e, também, acompanhem a reunião ordinária. Queremos cada vez mais ouvir e dialogar, compreender as demandas e proporcionar uma política eficaz”, ponderou o presidente da Câmara de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).

Na abertura do ano legislativo, prefeito marca presença em sessão ordinária

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) esteve presente à primeira reunião ordinária da Câmara de Itabira realizada em 2022. Ele chegou ao Legislativo acompanhado do ex-vereador e secretário de Governo, Geraldo Magela Pena Torres “Torrinha”.

O chefe do Executivo foi convidado pelo presidente da Casa a compor a Mesa Diretora do Legislativo. Posteriormente, Marco Antônio fez uso da tribuna e pregou a união entre os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – em prol do desenvolvimento de Itabira.

“Venho reiterar o meu respeito à esta Casa acima de tudo e dizer que é fundamental a busca de um equilíbrio entre os poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário. Buscar esse equilíbrio é interesse público e é ser republicano acima de tudo. Claro, a oposição ao prefeito e ao governo é legítima e é bem vinda quando é oposição de ideias e discussão dos projetos. Mas não podemos fazer ou desenvolver oposição à cidade. Pois a cidade espera de nós um debate em prol do presente e do futuro desta terra”, afirmou Marco Antônio Lage.

A visita do chefe do Executivo foi bem avaliada pelo presidente da Câmara. Desconheço, nos últimos anos, a participação de um prefeito no início de ano Legislativo. O que demonstra o respeito ao Poder Legislativo”, destacou Weverton Vetão.

Comissão especial

Enquanto as comissões temáticas da Câmara não são formadas, o presidente do Legislativo estabeleceu uma comissão temporária especial para análise e parecer dos projetos. As comissões parlamentares são compostas por membros do Poder Legislativo indicados pelos líderes dos partidos políticos que possuem representação nas Casas Legislativas. Júber Madeira Gomes (PSDB) é o presidente, Bernardo de Souza Rosa (Avante) o relator e Carlos Henrique Silva (PSDB) o vogal. Atualmente, o Legislativo itabirano possui 13 comissões. Cada uma é formada por um presidente, um relator, um vogal e três suplentes.  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus