Cidades

15/01/2022 Prefeitura de João Monlevade cria Centro de Atendimento de Síndromes Gripais

Serviço funcionará na UBS Cidade Nova e atenderá pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19

A partir de segunda-feira (17), pessoas com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19 serão atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova. O local abrigará o Centro de Atendimento de Síndromes Gripais criado pela Prefeitura de João Monlevade, diante do aumento de casos de gripe e do novo cenário da pandemia de coronavírus.

Inicialmente a unidade vai atender de 8h as 17h de segunda a sexta-feira e também fará a coleta de testes de Covid-19, em pacientes que passarem pela triagem no local.

A definição sobre o novo serviço ocorreu após a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, se reunir com todos os gerentes das UBS de João Monlevade e técnicos da Vigilância em Saúde (Visa), na tarde de sexta-feira (14). A reunião teve a participação do prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Fabrício Lopes (Avante).

Cenário reavaliado

O objetivo da reunião foi avaliar as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde, desde que o município registrou um aumento de casos de gripe e Covid-19, bem como traçar novas ações para enfrentamento da crise sanitária.

Raquel Drumond explicou que um levantamento realizado pela Atenção Primária em Saúde demonstrou que do dia 10 a 13 de janeiro as unidades de saúde de João Monlevade atenderam 934 pessoas. Desse total, 221 testaram positivo para Covid-19 o que corresponde a 23,7% dos atendimentos.

“A maior parte dos atendimentos são referentes a gripe. Por este motivo, decidimos abrir um Centro de Atendimento de Síndromes Gripais, que abrange não só os casos de gripe, mas também os de Covid 19, até porque ambas as doenças possuem os mesmos sintomas”, afirmou Raquel Drumond.

Vacinação de crianças

A secretária de Saúde enfatizou que o serviço se concentrará em um único local, porque na próxima semana a Prefeitura receberá as vacinas contra o coronavírus, destinadas às crianças. Como a vacinação vai abranger diversas unidades de saúde, durante a reunião ficou definido que a melhor solução é evitar que pacientes com síndromes gripais dividam o mesmo ambiente que as crianças que forem vacinar.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro apoiou a decisão. “Estamos diante de um novo cenário da pandemia, agravado pelos casos de gripe. Acreditamos que essa é a melhor opção para o momento, no sentido de pensar no bem da nossa população”, declarou.

O vice Fabrício Lopes endossou as palavras do prefeito e parabenizou os servidores da Saúde pelo empenho. “Acreditamos na nossa equipe e sabemos da dedicação e competência deles para executar essas ações, frente ao momento atual”, finalizou.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus