Cultura

27/10/2021 Congado será Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais

Umas das celebrações religiosas mais tradicionais mineiras, a Festa do Rosário, com Missa Conga em honra à Nossa Senhora do Rosário e Encontro da Guarda, foi realizada em Timóteo, no Vale do Aço. É um dos primeiros encontros de Minas Gerais neste momento de retorno de atividades. O secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, esteve no evento, onde foi anunciado que o Congado será transformado em patrimônio cultural e imaterial mineiro.

A presença em Timóteo faz parte do projeto Secult no Município, que integra as ações do Descentra Cultura, programa estruturante da Secult-MG que municipaliza as ações e que tem uma de suas linhas levar recursos às comunidades tradicionais e à cultura popular. Além de participar da celebração, o secretário Leônidas também conversou com o prefeito Douglas Willkys sobre as demandas e potencialidades do Turismo e da Cultura na região.

Leônidas Oliveira enfatizou que a celebração é o primeiro encontro de congado em Minas Gerais, de forma presencial, nesse momento de retomada das atividades.

“Tenho um carinho, respeito, devoção e afeto grande, pela Nossa Senhora do Rosário. Temos o Descentra Cultura, que está na Assembleia, e vai permitir que os congadeiros e congadeiras, povo das comunidades tradicionais, possam acessar os recursos sem fazer projetos. Apenas com o credenciamento, pois o reinado, ele é o projeto. As pessoas são o projeto vivo, então é a manutenção da cultura. Nosso objetivo na Secult é de descentralização e levar aos municípios essa cultura viva, que mantém vivas as nossas tradições, nossa mineiridade, que vem de encontro a uma coisa maior no estado, que é proporcionar a coesão social. Os grupos do reinado, do congo, tem uma função importante de coesão social”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, a equipe da Secult também apresentou os Programas Reviva Turismo e Descentra Cultura Minas Gerais.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus