Eventos

07/07/2021 IIIº Festival Gastronômico de São Gonçalo valoriza saberes

As origens, as memórias afetivas, os saberes do quintal do são-gonçalense, esta é a proposta do terceiro Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo. Essa edição será baseada em resgatar o ontem e adaptá-lo ao hoje que entrelaçados vislumbram um futuro sustentável. Diante desse conceito, a equipe organizadora deu início ao cronograma de produção do evento na tarde de segunda (5).

O grupo de participantes das edições anteriores e novos integrantes ouviram atentos as palavras da consultora Laura Cota, à qual irá assessorar novamente a produção da festa. Ela explicou que o festival estará voltado para os bens imateriais da cidade, o que é próprio do lugar e contar as histórias que nasceram na simplicidade dos quintais, através do alimento, cuja receita está nos cadernos das avós. “Contar através das receitas, as memórias afetivas das pessoas e construir o que foi e o que será”, enfatizou.

Como o queijo da região do Serro e a goiabada de Barão de Cocais, o modo de fazer e o sabor de produtos típicos de São Gonçalo podem se tornar patrimônio imaterial. Para a consultora, uma maneira de alcançar isso é exteriorizar esses saberes, mostrar as pessoas não nativas esses valores e o evento é uma oportunidade para isso.

Na ocasião, os participantes receberam o Manual de Boas Práticas 2021 para elaboração, execução e distribuição dos produtos que traz as práticas obrigatórias do preparo até a venda para o consumidor e as questões voltadas para a pandemia, ambos seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A próxima etapa será semana que vem com o teste dos pratos, fotografia e precificação dos pratos a serem vendidos no evento. O terceiro Festival Gastronômico será em dois fins de semana no mês de agosto, sexta a domingo, de 13 a 15/08 e de 19 a 22/08.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus