Receitas

31/03/2021 'Pão de Frigideira' é uma sugestão prática para o dia a dia

Aprenda a preparar o delicioso e prático “Pão de Frigideira”, ideal para aqueles que desejam se deliciar com um pão fresquinho, mas procuram praticidade e pouco trabalho. A receita foi compartilhada pelo chef Gui Cardadeiro, professor do projeto Chef Aprendiz.

 Esta receita é parte de uma das oficinas do módulo de panificação básica, que se relaciona com o currículo do Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano que usa a gastronomia como a principal ferramenta de transformação social. Capacitam jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de estabelecimentos parceiros.

 

Confira a seguir o passo a passo:

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
350ml de água
20g de sal
5g de fermento biológico
Alecrim à gosto
Azeite de oliva à gosto
 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e sove por 5 minutos.
 

Deixe a massa fermentar por 2 horas coberta com um pano.
 

Divida a massa em 2, e a abra com as próprias mãos em formato de disco.
 

Em uma frigideira coloque bastante azeite, galhos de alecrim, e em fogo baixo coloque uma parte da massa. A cozinhe por 5 minutos, vire-a, coloque um pouco mais de azeite, e cozinhe mais 5 minutos
 

Sirva em seguida.
 

Rendimento: dois pães

Chef Aprendiz Comunidades

Projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

O projeto está em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Alguns iniciaram na gastronomia e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Aproximadamente 80% dos jovens estão trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site

Casa Chef Aprendiz

Já em processo de finalização, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que contará com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, teremos uma cozinha modelo com a possibilidade de produção de conteúdos digitais junto aos nossos parceiros e para desenvolvimento de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus