Cidades

16/02/2021 Prefeitura de João Monlevade inicia intervenções no trânsito do centro

Intervenções na região central de João Monlevade tiveram início com intenção de melhorar a circulação viária na área central

Após apresentar o projeto de reformulação do trânsito às entidades parceiras – Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Eletrônico de João Monlevade (Sime), e aos vereadores, o Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de João Monlevade (Settran) iniciou no último sábado (13), uma intervenção física em alguns trechos no centro da cidade.

Além de reformular toda circulação da área central, uma série de projetos estão sendo trabalhados, como a proibição de estacionamento de carretas nas ruas e avenidas da cidade e ainda o tráfego de carretas e caminhões em determinados horários no centro da cidade – atendendo a reivindicação de toda população.

Intervenção

As intervenções iniciadas no sábado (13) foram feitas na avenida Wilson Alvarenga, no centro do bairro Carneirinhos e passaram por obras que visam melhorar o fluxo de veículos na região. Os serviços geraram pequenos impactos no trânsito e foram realizados justamente no final de semana devido o menor número de carros circulando pelas ruas. Além disso, toda a área foi devidamente sinalizada e agentes do Settran orientaram motoristas que passavam pelo trecho.

Foram retiradas partes de calçadas e do canteiro central nas ruas Hildebrando Santana e avenida Wilson Alvarenga para que sejam implementadas as melhorias. Importante frisar que todo o processo de recomposição do asfalto também foi providenciado ao término dos serviços. Outro ponto relevante é que o trânsito ainda segue inalterado. As mudanças definitivas, que preveem reformulação do trânsito, serão comunicadas previamente à população.

Sime, Acimon e CDL - Parcerias de peso

Para colocar em prática o projeto de reformulação do trânsito, em tempo hábil, a prefeitura conta com uma parceria de peso das entidades que representam as diversas modalidades econômicas da cidade – Sime, Acimon e CDL.

As entidades, que ao longo dos anos vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade, com objetivo de agilizar o processo, assumiram o compromisso de estarem participando com a aquisição do conjunto semafórico – isso porque, caso fosse adquirido pela prefeitura, além de não poderem escolher a marca dos equipamentos – vedado pela lei de licitação, demandaria de um longo e moroso processo.

Comércio, empresas de serviços e a indústria, estarão sendo beneficiadas diretamente com a participação de suas entidades representativas.

Carretas estacionadas

Uma situação que vem causando transtornos à população e gerado constantes reclamações são referentes ao estacionamento de carretas em diversas vias da cidade.

Comerciantes, moradores e transeuntes vêm questionando a legalidade da ação dos motoristas que, geralmente à noite e nos fins de semana, desconectam as carretas dos “cavalos mecânicos” e deixam estas durante todo o período.

O fato, segundo as reclamações, além de atrapalhar a visão dos transeuntes, gerando insegurança no trânsito, muitas vezes também se transformam em esconderijo para pessoas mal intencionadas e ainda para que estes, dependendo da localização, a utilizem para alcançar janelas, muros e praticarem assaltos.

Tráfego pesado no centro

Outro projeto que está sendo trabalhado trata do tráfego de carretas e caminhões pesados na área central da cidade em horários impróprios para tal, devido a complexidade do trânsito da cidade.

Motoristas e pedestres cada vez mais reclamam da inércia do poder público sobre essa situação – pois, diante das vias estreitas da cidade, muitas vezes esses veículos pesados acabam ficando travados em alguma passagem causando extensos engarrafamentos, gerando transtorno, perda de tempo e prejuízos diversos aos que dependem do trânsito ágil para desempenho de seus negócios, além de danificar o pavimento asfáltico da cidade.

Outras melhorias

Além das reformulações, o Settran também trabalha em estudos para implementação de Lombadas Eletrônicas, com retirada de quebra-molas – sendo que alguns já estão sendo removidos.

As lombadas eletrônicas além de serem equipamentos modernos contribuirão com a segurança do município, já que registra em filme toda movimentação pela cidade.

A acessibilidade também tem ganho no novo projeto com a implantação de lombo-faixas, tudo respeitando o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), conforme destaca o Chefe do Settran, José Jaime de Figueiredo Franco.

  

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus