Gerais

15/02/2021 Previsão do tempo aponta muita chuva para os próximos dias

Inmet alerta para possibilidade chuva forte a partir das 12h de hoje

Uma área de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Sudeste do Brasil e a passagem uma frente fria no oceano vão formar nuvens carregadas nos próximos dias na Região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de possibilidade de chuvas fortes a partir das 12h de hoje (15), na região Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro, Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce e Jequitinhonha. 

De acordo com o alerta até o meio dia de amanhã (16), pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro os volumes de chuva também serão elevados segundo o ClimaTempo.

Os acumulados mais expressivos são esperados para a região da Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, norte do Rio De Janeiro e para o Espírito Santo. Nessas áreas, os volumes devem variar entre 200 e 300mm entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
No dia 18, o indicativo é de chuva volumosa no trecho entre a Grande BH e o Vale do Rio Doce, com acumulados se aproximando de 100mm.

Nos dias 19 e 20, com a atuação de uma frente fria ao largo da costa do Sudeste, mais nuvens carregadas se formam sobre o Sudeste e provocam muita chuva. Há previsão de acumulados expressivos no trecho entre a Grande Belo Horizonte e o Espírito Santo.

Normalmente volumes tão elevados de chuva como indicado acima provocam problemas na região.

Na Grande Belo Horizonte e Zona da Mata Mineira, a população deve fica atenta aos avisos da defesa, pois com todo esse volume de chuva previsto, o risco de deslizamentos de terra é elevado.

Já região do Vale do Rio Doce, o maior risco está no transbordamento do Rio Doce, atém também dos deslizamentos de terra.

 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus