Cidades

04/02/2021 Vereador Rael apresenta situação da micro bacia do córrego Boa Vista a secretário interino de Meio Ambiente

Problemas detectados vão de esgoto a céu aberto, drenagem das vias públicas, contaminação de nascentes e dos cursos d´água

Um potencial recurso hídrico que poderia ser utilizado para abastecimento humano e lazer hoje se apresenta poluído e causando transtorno aos moradores dos bairros Boa Vista e Cidade Nova. Trata-se da micro bacia hidrográfica do córrego Boa Vista, que além de produzir um considerável volume de água, deságua a poucos metros da captação do sistema que abastece toda João Monlevade.

O Secretário interino de Meio Ambiente identificou algumas situações onde simples ações já poderiam reduzir o impacto do abandono com que se apresenta a localidade. “Muitas áreas precisam ser reflorestadas, fato que contribuiria com a redução do impacto das chuvas e aumentaria a absorção das águas pluviais, preservando o solo e contribuindo para recuperação de nascentes. Para a retirada de esgoto das cabeceiras da bacia basta executar o que foi programado, que era promover a sucção do esgoto nas caixas coletoras de forma periódica. Outras intervenções merecem estudos mais detalhados, mas nada que exijam grandes investimentos”, informou Geraldo Magela Dindão.

Entretanto, o secretário informou que o verdadeiro desafio é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto para aquela micro bacia, o que demandaria estudos mais aprofundados e investimentos a serem considerados devido a situação econômica do país, estado e município, mas lembrando também que existem linhas de financiamento para o saneamento básico.

Nascido e criado na comunidade, o vereador Rael Alves (PSDB), foi quem apresentou ao secretário a caótica situação do curso d´água que era fonte de lazer e abastecimento humano, “Todos os primeiros moradores da região usavam essa água, hoje, tomada pelo esgoto”, disse.

Desmatamento, ocupações irregulares, obras mal feitas, falta de sistema de drenagem adequado e aterramentos irregulares foram identificados durante a visita.

Segundo o vereador, é urgente a necessidade de recuperar a bacia e colocar ordem no crescimento urbano da região: “lugares que poderiam ser usados para lazer, áreas verdes da prefeitura estão sendo invadidas por falta da intervenção do poder público. É preciso olhar por essa gente”, solicitou Rael.

O vereador Rael informou que estará acompanhando de perto a situação e trabalhando na busca pela solução desses problemas que vem causando transtorno a todos, principalmente no que diz respeito à saúde das pessoas.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus