Cidades

04/02/2021 Proposta apresentada pela PM e Consep prevê monitoramento de espaços públicos

A segurança e a conservação de quadras de João Monlevade é um dos focos de discussão e ação da Secretaria de Esportes. Uma das propostas de melhoria é a instalação de câmeras de monitoramento eletrônico. A sugestão foi repassada pela presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), Creuza Santos, e pelo Tenente da Polícia Militar, Daniel Andrade, ao secretário interino da pasta e assessor de governo, Gentil Bicalho.

A proposta, que pode ser desenvolvida de forma colaborativa, tem o apoio da Polícia Militar. Para isso, a comunidade deve ser envolvida no projeto. A iniciativa, denominada “Programa Cidade Segura”, foi apresentada no início desta semana em reunião.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Consep, Gilson Santiago; o presidente do Conselho Municipal de Esportes, Luiz Wagner Santos e o chefe de Divisão de Esportes, Douglas Oliveira.

Gentil Bicalho pontuou que a princípio o projeto foi apresentado visando ser instalado nas quadras esportivas. “A proposta é muito interessante e vamos levar ao prefeito Dr. Laércio para ser estendida a outros espaços públicos da cidade. Assim, ampliando o monitoramento”, comentou Gentil.

O secretário explicou que a proposta de vigilância colaborativa do Programa Cidade Segura já foi implantada em outros municípios e é diferente do projeto Olho Vivo. Na prática, é aberto à comunidade sua participação, com a proposta na aquisição de câmeras de segurança que são instaladas em locais estratégicos.

A Polícia Militar cede a sala de monitoramento para que haja a operação das imagens e o poder público teria que disponibilizar servidores para operação dos equipamentos. “O principal diferencial deste programa é a participação da população para formar esta ampla rede de monitoramento. É um projeto que traz maior segurança para as pessoas, o bairro e a cidade”, finalizou Gentil.

Areão

Proposta semelhante está sendo estudada pela Coordenação de Revitalização do Areão, que pretende implantar um sistema de monitoramento e vigilância digital, por meio de câmeras distribuídas no entorno e no interior do Parque.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus