Cidades

19/01/2021 Primeiras doses de vacina contra a covid-19 são aplicadas em João Monlevade

Técnica de enfermagem e médica são as primeiras vacinadas contra Covid-19 em Monlevade

A técnica em enfermagem, Alexandra Graziela Mendes, de 38 anos e a médica Andresa de Ávila Oliveira, de 40 anos, são as primeiras pessoas de João Monlevade vacinadas contra o coronavírus. As duas profissionais receberam a vacina na tarde desta terça-feira (19), aplicadas pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e pela chefe da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio.

Alexandra Mendes é profissional do Hospital Margarida há 12 anos e faz parte da equipe que trabalha na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Ela disse ter ficado bastante emocionada ao saber que foi escolhida para ser uma das primeiras a receber a vacina. “Sinceramente eu comecei a chorar, porque estamos expostos e pensamos muito no risco que a nossa família corre por estarmos na linha de frente. A vacina é uma grande esperança que surge para nós e para toda população”, disse a técnica em enfermagem, que é casada e mãe de um filho.

Primeira servidora pública a ser vacinada, Andresa de Ávila, recebeu o imunizante aplicado pelo próprio prefeito. Com 12 anos de profissão, há um ano, ela trabalha na Prefeitura. Nesse período, a médica vem atendendo no Centro de Referência em Covid-19 em João Monlevade, desde o início da pandemia. “São dez meses que estamos trabalhando e vendo o sofrimento dos nossos pacientes e de toda a população. A vacina é um sinal de esperança diante de tudo que estamos vivenciando”, ressaltou.

Sequência

A Gerência Regional de Saúde (GRS) fará uma videoconferência na manhã desta quarta-feira (20), com as secretarias de Saúde dos municípios que compõem a regional, para definir as estratégias para continuidade da vacinação ao longo da semana. A princípio, está definido que a vacinação começa, às 13h, em todos os municípios que fazem parte da GRS.

Conforme determinado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o grupo com prioridade para ser vacinado é dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à Covid-19. Em seguida, os idosos que estão em asilos e população indígena.

João Monlevade recebeu 1.600 doses do imunizante, das quais 800 foram liberadas hoje (19) e foram trazidas pelo próprio prefeito Dr. Laércio no início da tarde. “Este é um marco nos esforços da administração municipal para controlar o vírus. Uma pena que não tenhamos recebido mais doses para vacinar toda a população. Esperamos que os outros lotes cheguem ao município o mais breve possível”, concluiu o prefeito.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus