Esporte

30/10/2020 Neymar fácil de se admirar, difícil de se amar

Neymar é um jogador talentoso. Disso ninguém duvida. Mas também é um jogador polêmico. Disso ninguém, também, duvida. E sempre foi assim, desde que Neymar começou a se destacar no futebol brasileiro em 2009, aos 17 anos de idade. Desde que entrou em campo pela primeira vez, o jogador desperta admiração pela sua habilidade e capacidade de criar situações de ataque e marcar gols. Aliás, desde que chegou aos Santos em 2002 (com apenas 11 anos de idade) e antes mesmo de virar o “queridinho” dos apostadores e sites de apostas de futebol do mundo todo, o jogador é tratado como “jóia”. Contudo, desde sempre Neymar vem se envolvendo em polêmicas que vem minando sua popularidade, chegando ao ponto de que, atualmente, parte dos torcedores o ama e parte o odeia. Nos parágrafos abaixo falaremos um pouco mais sobre porque Neymar é tão amado e, também, tão odiato, atualmente.

Como foi dito aqui, Neymar estreou profissionalmente em 2009 aos 17 anos. Desde seus primeiros jogos, ele despertou admiração de muitos amantes de futebol devido a seu talento nato. A admiração era tanta que aos 18 anos de idade e apenas um ano jogando futebol profissional, muitos (jornalistas, comentaristas e especialistas da áerea) achavam que Neymar deveria ser convocado para a Copa do Mundo daquele ano, 2010. Contudo, desde essa época também, o comportamento do jogador causa críticas e polêmicas. Em um primeiro momento Neymar foi criticado por cair demais e por simular faltas. Críticas, essas, que muitos continuam a fazer e que levaram o jogador a virar piada em 2018. Depois, Neymar foi criticado por ser, supostamente, “indiciplinado”, “festeiro” e “imaturo”. A primeira grande polêmica em que o jogador se envolveu foi ainda em 2010, quando ele se recusou a obedecer uma ordem (inclusive, discutindo e xingando) do, então, técnico do Santos, Dorival Júnior, em um jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano. O episódio foi o primeiro a afetar fortemente a reputação do craque. O experiente técnico Renê Simões chegou a dizer, inclusive, que o país estaria “criando um monstro”. Para piorar, pouco tempo depois, Dorival Júnior foi demitido, o que fez com que muitos dissessem que Neymar (então com 18 anos) era quem mandava no Santos. Em razão do episódio o, então, técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, suspendeu o craque e passou algum tempo sem convocá-lo para jogos da seleção.

Desde então, o jogador jogou duas Copas do Mundo, uma Olimpíada e diversos outros campeonatos importantes, além de ir jogar na Europa no, então, poderoso Barcelona, formando um trio de ataque (Neymar, Messi, Suarez) que foi, por muito tempo, considerado o melhor do mundo. Apesar disso tudo, as polêmicas nunca abandonaram o jogador que já se envolveu em brigas dentro e fora de campo, agressões a torcedores e virou piada e meme durante a Copa do Mundo de 2018. Contudo, a qualidade inegável de Neymar faz com que ele ainda seja considerado, por muitos, como um dos melhores jogadores do mundo. Além disso, o jogador continua sendo o principal jogador da seleção brasileira e uma das principais esperanças do torcedor brasileiro para, eventualmente, vencer a próxima Copa do Mundo, em 2022. O fato é que, atualmente, tudo que envolve Neymar (tanto dentro quanto fora de campo) vira notícia, causa polêmica e motivo para discussões. É por isso, que é fácil dizer que Neymar é um jogador fácil de se admirar, mas difícil de se amar.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus