Casa

21/07/2020 Misturinhas para deixar o pano de prato sempre branquinho

Manter os panos de prato branquinhos não é tarefa fácil. O uso constante na cozinha pode acabar deixando manchas e, muitas vezes, lavá-los da forma convencional não é suficiente para a limpeza. O uso de alvejante também não é sempre indicado, já que vários panos possuem estampas de cores diferentes.

Com algumas misturas caseiras é possível deixar os panos de prato sem manchas e totalmente limpos de uma forma bem simples. Confira: 

Para remover manchas mais brandas, aposte no detergente

As manchinhas amareladas mais recentes ou superficiais podem ser removidas com um pouco de detergente neutro. Basta aplicá-lo sobre o tecido ainda seco, esfregar bem a região afetada e colocar o pano de prato de molho em uma bacia com água + sabão de coco em pó bem dissolvido. Deixe agir por mais ou menos 2-3 horas e lave o pano normalmente com água e sabão.

Para desencardir pano de prato branco, misture água sanitária e sabão em pó

Para clarear panos de pratos encardidos ou amarelados, você vai precisar da ajuda de produtos um pouco mais fortes. A solução, nesse caso, é preparar uma mistura de 1L de água, ½ copo sabão em pó (do tipo neutro) e 4 colheres (sopa) de água sanitária em um balde. Primeiro, molhe o pano de prato e esfregue-o por inteiro com um sabão de coco em barra. Depois, leve-o para o balde e deixe-o de molho por pelo menos 4 horas. Se o pano estiver claro novamente, retire-o do molho e enxágue. Caso contrário, deixe por mais 1 hora e enxágue.

Obs.: Essa dica só vale para os panos de pratos que foram brancos ou superclarinhos! A água sanitária funciona como um alvejante poderoso e pode manchar facilmente os panos de pratos coloridos - por isso, use-a com cuidado.

Manchas antigas podem ser removidas com vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura de bicarbonato de sódio + vinagre é bastante eficaz quando se trata de remover quase todos os tipos de manchinhas. Eles clareiam a peça afetada, eliminam as bactérias e ainda dissolvem a gordura. Tudo o que você precisa é misturar 1L de água com ½ copo de vinagre branco e 1 colher e ½ (sopa) de bicarbonato de sódio em uma bacia. Coloque o pano de prato nessa solução e deixe agir por aproximadamente 2 horas. Depois é só enxaguar e deixar secar naturalmente.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus