Saúde

09/07/2020 Novo Tratamento para varizes será ofertado na rede pública em São Gonçalo do Rio Abaixo

A rede pública em São Gonçalo do Rio Abaixo vai implantar uma inovação em tratamento de varizes. A partir do dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar a escleroterapia, uma técnica inovadora no tratamento de veias dilatadas. A novidade será ofertada no Centro de Especialidades em Saúde (CES) e consiste em aplicações de injeções em forma de espuma medicamentosa.

A escleroterapia é uma alternativa de excelência, pois elimina cortes e internação. O procedimento é realizado no ambulatório e o paciente volta para casa no mesmo dia. “É um tratamento relativamente novo e apresenta menor risco de complicação. É feito nas veias mais grossas, contribuindo para eliminar o risco de tromboses e dores nos pacientes”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Aliete Ana Dias Vespasiano.

O procedimento será realizado pelo médico angiologista Marcos Contini Sanches, credenciado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Leste (Ciscel). Os pacientes encaminhados à escleroterapia possuem varizes calibrosas. Uma injeção com espuma medicamentosa fecha todo o vaso doente e o procedimento é guiado por ultrassom.

Inicialmente, 12 pacientes são-gonçalenses serão contemplados com a escleroterapia. Todos tinham indicação cirúrgica e terão o problema solucionado com uma anestesia local sem a necessidade de internação. “Promover ações que contribuam diretamente na melhoria de vida e bem estar das pessoas é dever do poder público. Seguimos atentos a essa questão e toda tecnologia é bem vinda em nosso município, especialmente as relacionadas à área de saúde”, destaca o prefeito Antônio Carlos.

Acesso

O interessado em realizar o tratamento deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e agendar uma consulta. Após avaliação clínica, o médico realizará o encaminhamento do paciente para o tratamento no CES.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus