Cidades

23/06/2020 Com entrega do Centro Educacional, Catas Altas vai dar novas funcionalidades para imóveis públicos

Após a finalização das obras do Centro Educacional (que tiveram início na segunda semana de junho), a Prefeitura de Catas Altas vai dar novas finalidades para os prédios públicos que serão desocupados.

O centro educacional vai funcionar como um grande complexo educacional, abrigando a cerca de 250 alunos da educação infantil (entre zero e cinco anos); 400, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental; além da parte administrativa da secretaria de Educação, centralizando todos os serviços educacionais.

Com essa transferência, oito prédios ficarão vazios e terão novas funções.

  • Secretaria de Educação – vai abrigar a secretária de Turismo e Cultura e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A localização central vai facilitar a logística dos turistas no município.
  • Casa do Professor – Também terá função turística com espaço para exposições de artes e outras atividades culturais. Oferecerá ainda suporte para a Casa do Artesão, localizada ao lado.
  • Escola Agnes Pereira Machado – vai sediar os serviços da Secretaria de Serviços Urbanos, Obras e Viação.
  • UMEI – vai servir como um anexo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Vista Alegre, para a realização de oficinas e outras atividades.
  • Escola Chapeuzinho Vermelho: por contar com espaço amplo e estrutura adequada, a antiga escola de educação infantil vai sediar o Centro Administrativo da Prefeitura.
  • Telecentro – o imóvel vai abrigar a Casa dos Conselhos, que não conta, atualmente, com local adequado para realizar as suas atividades.
  • Prédio da Prefeitura – com a remoção dos servidores para a aérea da Chapeuzinho Vermelho, o prédio da Prefeitura deverá receber um museu ou memorial para preservar e contar a história do município desde sua fundação em 1703.
  • Casarão Dr. Moreira – assim como a parte administrativa da Prefeitura, os setores que funcionam no Casarão também irão para a escola Chapeuzinho Vermelho. Desta maneira, a ideia é abrir um processo para que o espaço possa ser explorado pela iniciativa privada. O local conta com toda estrutura adequada para funcionar como hospedagem.
  • Atual prédio secretarias de Obras e de Turismo – com a mudança das duas secretárias para outras localidades, o casarão será utilizado como centro de apoio ao turista. Ele ficará reservado para receber a universitários e pesquisadores. Vale ressaltar que este não é um prédio da Prefeitura. Ele foi cedido ao município para esta finalidade turística.

“Essas mudanças vão otimizar muito o trabalho da Administração que vai contar com uma estrutura mais adequada tanto para o trabalho dos servidores quanto para receber bem aos munícipes. Além disso, vai repercutir em uma melhora na infraestrutura turística. Atualmente, temos quatro prédios históricos localizados no centro que são utilizados por atividades administrativas. Aos finais de semana, ficam todos fechados. Isso causa uma má impressão ao turista que vem nos visitar. Fica parecendo que estamos em uma cidade fantasma. Dessa forma, pensamos em uma alternativa que desse a estes imóveis uma utilidade turística para receber bem aos nossos visitantes”, destaca o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.
 

© 2015 Tv Última Notícia . By Mediaplus