Educação

24/05/2020 Rede Doctum recebe educador português

O professor José Francisco de Almeida Pacheco, referência na área da Educação e idealizador da Escola da Ponte, de Portugal, esteve na Rede de Ensino Doctum na última quinta-feira (21). Ele ministrou a Roda de Conversa Pedagógica “Educação Contemporânea: Diálogos e Possibilidades”. O evento, que foi aberto ao público e transmitido ao vivo, reuniu cerca de 170 participantes.

A palestra integrou a Semana de Psicologia da unidade de Serra-ES e foi voltada para profissionais e estudantes da área educacional, mas também para quem se interessa pelo assunto. Estiveram conectados alunos da Rede de Ensino Doctum, professores e diretores da Educação Básica e Superior; além do Diretor das Unidades de Serra e Vitória, Alexander Soares; da Diretora de Ensino da Rede, Janaína Dardengo; e da vice-presidente do Conselho de Administração e Diretora de Educação Básica da Rede Doctum, Ivana Leitão.

A iniciativa teve como objetivo realizar uma conversa sobre as possibilidades desejáveis dentro da sala de aula, uma vez que a Escola da Ponte desenvolve uma prática muito significativa em relação a concepção educacional contemporânea com ênfase no diálogo. Os participantes refletiram sobre como algumas mudanças são capazes de reelaborar a cultura da Educação.

Segundo a organizadora do evento, a coordenadora do curso de Pedagogia da unidade Doctum de Serra, Dorcas Recaman, receber um professor tão renomado como Pacheco é de suma importância para os acadêmicos e para a instituição, pois proporciona um diálogo entre as realidades do Brasil e de Portugal. “O objetivo do encontro foi possibilitar aos estudantes de Pedagogia uma aproximação com concepções educacionais para além do lugar comum. A abordagem trazida pelo professor, dentre outras considerações, mostrou que é possível ampliar a visão sobre o conhecimento e entregar à sociedade a qualidade educacional que todos precisam”.

Sobre o palestrante
Mestre em Ciências da Educação, especialista em Música e Alfabetização, e fundador da Escola da Ponte, José Francisco de Almeida Pacheco é educador e pedagogo, nascido em Porto, Portugal. Foi pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, além de ter coordenado diversos projetos e pesquisas. Coordenou, inclusive, o projeto “Fazer a Ponte”, que o levou a ganhar alguns prêmios, entre eles: “Excelência Acadêmica” e “Experiências Inovadoras no Ensino”. Além de ser autor de livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, que atende alunos do Ensino Fundamental 1, 2 e Médio. Um de seus pilares é a participação dos estudantes. A ideia de promover a autonomia vai desde o espaço da escola, que não é fixo ou dividido em salas de aula, até o planejamento de suas atividades e aprendizado.


 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus