Educação

27/03/2020 Rede de Ensino Doctum realiza aulas conectadas e mantém alunos ativos

Formato busca entregar na casa do estudante a experiência da sala de aula evitando o contato social e aglomerações

.

Diante de uma das maiores crises de saúde pública da história recente, a Rede de Ensino Doctum está utilizando a tecnologia e as ferramentas digitais para manter seus estudantes conectados, ainda que distantes fisicamente, construindo alternativas a esse momento. Seus colaboradores e docentes estão trabalhando de casa, garantindo os serviços, mantendo o diálogo com os estudantes, evitando assim o aumento da curva de contaminação da Covid-19, e as aulas estão sendo realizadas via internet.

.

A instituição está realizando aulas conectadas para os cursos presenciais, um formato que buscam entregar na casa do aluno a experiência da sala de aula. Para as modalidades EaD e Semipresencial, os encontros e avaliações, antes presenciais, agora serão feitas online.

Nas aulas conectadas, o professor entra ao vivo no horário em que estaria na faculdade, garantindo a interação necessária para um aprendizado satisfatório e completo. Os alunos já estão se adaptando à novidade e compartilhando nas redes sociais os momentos de estudos online.

A prática é amparada pela pela Portaria 343 do Ministério da Educação, publicada no último dia 17 de março. O texto autoriza, em caráter excepcional, que as instituições de ensino utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação para a continuidade das disciplinas presenciais em andamento.

Além disso, foi criada uma Central de Atendimento especial para atender os estudantes, nesse período de dúvidas e incertezas. Caso precisem conversar e esclarecer dúvidas, estão disponíveis chats através de plataformas digitais e o atendimento tradicional via telefone 0800 033 1100.

.

A Rede de Ensino Doctum como uma instituição humanista e defensora do poder transformador da educação, acredita que em momentos como este é preciso manter a mente sã e tentar minimizar as perdas que toda a população já vem tendo. O estudo, o encontro com os colegas de classe, a troca com os professores e a rotina acadêmica pode ajudar muito nisso. 

Para a Diretora da Unidade Doctum João Monlevade, Profa. Yolanda Carla Lima Coelho, mediante o cenário que se impôs, a escola tem que estar viva e se fazer presente e, para isso, usar a tecnologia a seu favor. “Sabemos que professores têm um papel importante sobre o bem-estar dos alunos, por isso a escola é um elo, um ambiente de interação de pessoas e conhecimentos, e graças à nossa estrutura tecnológica aliada, claro, à competência de nossos docentes, estamos realizando as nossas aulas Conectadas. E estamos colhendo bons resultados. O objetivo primeiro é o de nos mantermos ligados com nossos alunos, pais e famílias, quer sejam crianças, jovens e adultos e, daí, garantir que o conhecimento não se desconecte. A Rede Doctum adotou desde a educação infantil ao Ensino Superior as aulas conectadas, vídeos, lives, enfim, todas as ferramentas tecnológicas que permitem garantir que quaisquer componentes curriculares, exceção as aulas práticas, possam ser trabalhados de forma remota, podendo fazer parte das horas letivas, conforme orientação dos órgãos competentes. Nossos alunos, a partir do sexto ano ao ensino superior, cumprem, diariamente, os horários de aula na sua integralidade. Asseguramos o padrão de qualidade e o cumprimento dos objetivos educacionais de ensino aprendizagem previstas em cada disciplina. Para as crianças, oferecemos uma série de atividades de interação e conhecimento. Reagimos rapidamente às novas condições impostas a todos. Demonstramos estarmos sensíveis aos nossos alunos. Fomos capazes de antecipar ações que agora estão sendo apresentadas. Reagirmos a nossa responsabilidade, compromisso com a Educação inovadora e de qualidade. E o nosso lema é inovar, fazer mais, ir além”, concluiu a Diretora. 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus