Cidades

13/02/2020 Galeria subterrânea começa a ser construída em São Gonçalo do Rio Abaixo

Investimento em drenagem promete fim às inundações da região central

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo começou nessa quarta-feira (12) uma obra de grande porte que promete fim aos alagamentos e inundações na região central da cidade. Trata-se da construção de uma galeria subterrânea, popularmente conhecida por ‘túnel-bala’.

Apesar da grandiosidade do empreendimento, a obra, provavelmente, não terá tanta visibilidade já que será construída sob a rua São Manoel, no trecho compreendido entre as proximidades da loja Brasileirão, cortando a rua Augusto Pessoa até chegar ao rio Santa Bárbara.

Serão cerca de 160 metros de extensão com 2,2 metros de largura e 2 metros de altura. A empresa Travessia Engenharia Ltda. de Belo Horizonte venceu o processo licitatório com o valor global de R$2.533.813,36.

Alagamentos

A rua São Manoel, no entroncamento com a rua José de Pedro Barcelos, constantemente é alvo de alagamentos e inundações no período chuvoso. No trecho acumula-se as águas pluviais da avenida Central, juntamente com o volume das águas de chuva do bairro Santana e parte do bairro Vale do Sol. Em períodos de chuvas intensas, as redes fluviais não comportam o grande volume de águas causando as inundações. Além disso, a galeria existente não será eliminada, ampliando ainda mais a capacidade de vasão.

Solução

O túnel-bala consiste em uma obra de engenharia moderna que será construída em estrutura de concreto de alta densidade. A galeria subterrânea terá capacidade para receber grandes volumes de água, representando o fim dos transtornos em ocasião de temporais e chuvas com grandes volumes de água.

Visando agilizar a execução da obra será aberto um túnel de ataque na rua São Manoel possibilitando a execução de duas frentes distintas simultaneamente.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus