Cidades

05/02/2020 No próximo sábado tem mutirão contra a dengue no bairro Nova Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da VISA (Vigilância em Saúde), realiza, no próximo sábado (8), de 8h às 12h, mais um mutirão contra a dengue. Desta vez, o bairro beneficiado será o Nova Monlevade.

Os moradores devem separar materiais recicláveis, como garrafas pet, garrafas de vidro, copos plásticos, potinhos, latas velhas, pneus e outros materiais que possam acumular água. No dia do mutirão, devem colocá-los nas calçadas para que os agentes de endemias possam recolher.

Os mutirões contra a Dengue estão sendo feitos em parceria com a Secretaria de Obras, Ufop, CLB Reciclagem e Transporte de Pneus e Atlimarjom.

Mutirão no José Elói

No último sábado (1º), o mutirão contra a dengue aconteceu no bairro José Elói. O trabalho foi feito com 21 agentes de endemias, 3 agentes de saúde, 4 funcionários da Secretaria de Obras e os parceiros, professor Edgar Saraiva, da Ufop, Cleber Bramante, da CLB Reciclagem e Transporte de Pneus e Atlimarjom.

Foram recolhidos, aproximadamente, duas toneladas de materiais recicláveis, sendo eles: garrafas pet, garrafas de vidro, copos plásticos, potinhos, latas velhas e 45 pneus.

Sobre a doença

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:
• Febre alta > 38.5ºC.
• Dores musculares intensas.
• Dor ao movimentar os olhos.
• Mal estar.
• Falta de apetite.
• Dor de cabeça.
• Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como prevenir
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Veja também: Dengue avança em Minas Gerais: em sete dias casos suspeitos aumentam quase 50%
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus