Viagem & Gastronomia

29/10/2019 Conheça Vila Velha, a primeira capital do Espírito Santo

Foto:
Praia de Itaparica Foto: Vitor Jubini/Mtur

 

Se você ainda não conhece os encantos de Vila Velha, no Espírito Santo, não perca tempo, a cidade é uma ótima opção para você se apaixonar pelas belezas capixabas. A mais antiga cidade do estado é também a segunda mais populosa e uma das mais procuradas para turismo.

Praia de Itapuã Foto: Vitor Jubini/Mtur
Praia de Itapuã Foto: Vitor Jubini/Mtur

O litoral

O litoral de Vila Velha possui 32 km de praia, algumas delas consideradas as melhores e mais belas do Espírito Santo. Confira abaixo três para incluir no roteiro:

Praia da Costa
Localizada no centro da cidade, a Praia da Costa é uma das preferidas pelos moradores e turistas de Vila Velha. De areia grossa e dourada, com ondas grandes, mas também com vários pontos de águas calmas e limpa, ideais para famílias com crianças. O calçadão possui uma ciclovia e infraestrutura muito bem organizada.

Praia de Itapuã
Popular entre os moradores de classe alta de Vila Velha, a Praia de Itapuã é a continuação da praia da Costa. Possui uma boa infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques em toda sua extensão. Ela é uma praia de mar aberto, ondas fortes e com uma larga faixa de areia fofa e dourada. É muito frequentada não só por banhistas, mas também por praticantes de esportes.

Praia Secreta
Praia Secreta  Foto: Alexandre Miquelete

Praia Secreta

A praia é uma pequena enseada, isolada e de águas claras. Fica localizada nas proximidades do Farol de Santa Luzia e se tornou point de banhistas. Apesar do nome “Praia Secreta”, o local vive em clima de badalação, principalmente no verão, finais de semana e feriados.

Quando foi descoberta pelo público tinha acesse complicado, por meio de um buraco em um muro de um condomínio particular. Contudo, a Prefeitura de Vila Velha, garante que praia está localizada em área pública. Apesar de o acesso continuar acontecendo pelo buraco no muro, a Prefeitura melhorou a entrada e delimitou o espaço do condomínio.

Todo o esforço para chegar ao local vale a pena. As águas calmas e limpas, e o contato com a natureza são elementos que garantem o charme do local.

Outras atrações em Vila Velha

Convento N. Senhora da Penha Foto: Dervania Vial
Convento N. Senhora da Penha Foto: Dervania Vial

Convento Nossa Senhora da Penha

O convento Nossa Senhora da Penha foi construído em um penhasco com 154 metros de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade de Vila Velha e da capital Vitória. A subida pode ser feita em carro particular, de van ou a pé, numa caminhada puxada ao redor do morro. A entrada é gratuita.

Tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), O local já passou por várias reformas e ampliações, e hoje o complexo abrange uma área de 632,226 m². O santuário em meio à Mata Atlântica guarda muito da história da chegada dos portugueses ao Espírito Santo, com grandes painéis pintados a óleo e outras obras. Grande parte do interior é revestido em cedro, entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879. O altar-mor, atualmente composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, foi construído por volta de 1800, originalmente no estilo rococó.

Foto: Dervania Vial
Foto: Dervania Vial

Farol de Santa Luzia

Inaugurado em 1871, na Ponta de Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, com a finalidade de indicar ao navegante a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória, o Farol de Santa Luzia é mais uma das belas atrações de Vila Velha.

O local ficou fechado para a visitação durante muitos anos, enquanto passava por reformas. Hoje só é permitida a entrada de 25 pessoas por vez com permanência de 20 minutos, tempo que parece curto, mas suficiente para realizar o passeio, apreciar a paisagem e tirar belas fotos.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus