Cidades

08/10/2019 Literatura, música e gastronomia no 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana

Com o tema “Drummond com vida Guimarães Rosa”, a Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promovem o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana, entre os dias 25 e 31 deste mês. A ampla e diversificada programação reúne literatura, cultura, música e gastronomia, além de workshops e oficinas. O evento celebra os 117 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Abrindo a programação, a Caravana Gastronômica Viação Cipó promete animar o público com muita música e comidas típicas. Pela primeira vez em Itabira, a caravana comandada pelo jornalista Otávio di Toledo reunirá bares e restaurantes com o objetivo de redescobrir sabores locais e divulgar o que há de melhor na gastronomia, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos. “Este evento é um fomento ao turismo e ao fortalecimento do comércio das cidades envolvidas”, acredita o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Informação e Turismo José Don Carlos Alves Santos.

A Caravana Gastronômica Viação Cipó acontece nos dias 25, 26 e 27, na Praça do Centenário, em frente ao Museu de Itabira, a partir das 18 horas. O evento contará ainda com artesanato, shows musicais e espaço kids.

Ainda na sexta-feira (25), às 19 horas, no teatro do Centro Cultural, haverá a mesa redonda “Drummond com vida Guimarães Rosa”. O bate-papo conta com a participação do escritor, músico, compositor e professor de literatura da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik, e da professora de literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista na obra de Guimarães Rosa, Marli Fantini. O mediador do encontro será o jornalista, escritor, gestor cultural e idealizador do projeto “Sempre um papo”, Afonso Borges.

O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana lançará ainda quatro livros, entre eles, o “Toninho Horta: 108 partituras”. Nesta obra, o músico mineiro remanescente do movimento Clube da Esquina apresenta 108 transcrições de músicas na partitura, além de diagramas dos acordes, para violão e piano.

A festa conta também com espetáculos teatrais, sarau, encontro de jeepeiros, bate-papos, exposição e show literário. Na quinta-feira (31), Dia D do evento, data em que comemora-se o aniversário de Carlos Drummond de Andrade e o Dia Nacional da Poesia, o público poderá prestigiar o show Itabiranos em Cena Anos 80, a partir das 20 horas, na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro. No mesmo palco, para encerrar a festividade, o músico Eduardo Dussek apresentará um show com canções conhecidas do seu repertório e standards das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Para conferir a programação completa, basta acessar o link http://bit.ly/3FestivalDrummond. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

Jardineira Turística Cultural
Sucesso na Semana do Turismo, que ocorreu entre os dias 19 e 28 de setembro, a Jardineira Turística Cultura volta a percorrer as ruas de Itabira durante o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. A atração, gratuita, percorrerá os pontos turísticos e culturais do município, tais como Caminhos Drummondianos, Igrejinha do Rosário, Museu de Itabira, Casa de Drummond e todo o centro histórico. A jardineira sai do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o passeio dura cerca de uma hora.

No domingo (27), a jardineira rodará às 10h, 13h e 15h. De segunda-feira (28) a quinta-feira (31), os horários para passeio são às 8h, 10h, 14h e 16h. Para participar, é necessário fazer a inscrição no Museu de Itabira ou pelo telefone 3839-2992.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus