Esporte

18/09/2019 Brasil encerra Jogos Parapan-Americanos em 1º lugar e com uma campanha histórica

Brasileiras Beatriz Carneiro, Debora Carneiro e Ana Soares comemorando prova do Parapan. Fonte: Mariana Bazo/Xinhua
Brasileiras Beatriz Carneiro, Debora Carneiro e Ana Soares comemorando prova do Parapan. Fonte: Mariana Bazo/Xinhua

O Brasil fechou os Jogos Parapan-Americanos, que aconteceu em Lima, em primeiro lugar com o maior número de medalhas e uma campanha histórica na competição. Os jogos foram encerrados no dia 1 de setembro de 2019, e o país conquistou 308 medalhas no total. Delas, foram 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Com esses números, o Brasil ultrapassou a campanha do México de 1999, que havia conquistado 307 medalhas (121 ouros, 105 pratas e 81 bronzes).

Os Jogos Parapan-Americanos de 2019, conhecidos oficialmente como VI Jogos Parapan-Americanos, aconteceu em Lima, capital do Peru, de 22 de agosto a 1 de setembro. Nessa sexta edição, o Brasil ficou em primeiro lugar pela quarta vez, sendo as conquistas anteriores atribuídas aos jogos de Toronto (2015), Guadalajara (2011) e Rio de Janeiro (2007). Nesta edição, o segundo lugar ficou com os Estados Unidos, e o México conquistou o terceiro.

Os Jogos Parapan-Americanos

Os Jogos Parapan são um evento internacional para atletas que possuem alguma deficiência, disputando por algum país do continente americano filiado ao Comitê Paralímpico das Américas. A edição primeira dos Jogos ocorreu em 1999, na Cidade do México. Em seguida, a Argentina sediou o evento, e em 2007 foi a vez do Rio de Janeiro. Neste ano, o Peru foi o primeiro país a receber tanto os jogos Pan-Americanos quando os Parapan-Americanos.

Evelyn Oliveira e Roberto Ferreira representam a bocha. Fonte: (Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB)
Evelyn Oliveira e Roberto Ferreira representam a bocha. Fonte: (Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB)

Para o esporte brasileiro, o Parapan de Lima foi um evento histórico. As conquistas do país foram no parabadminton, ciclismo de estrada e bocha. Lauro Chaman foi o brasileiro que comemorou a última medalha para o país, faturando o ouro na prova do ciclismo de estrada. Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, comenta: “Foi uma competição desafiante, e os Jogos Parapan-Americanos mais difíceis já disputados pelo Brasil”.

A importância do esporte

Os Jogos Parapan mostram a importância da inclusão no esporte. E o Brasil se saiu muito bem em sua campanha histórica. Além da importante participação no futebol brasileiro (vide as inúmeras notícias em www.sportez.com) o país também mostrou-se forte em outras modalidades desportivas, deixando claro que as deficiências físicas não impedem a competição e prática de esportes.

Nos jogos de Lima, destaques individuais foram nomes como Daniel Dias, nadador que conseguiu 33 medalhas de ouro contando desde o início do Parapan. Nesta edição de Lima, foram seis ouros para Daniel. Phelipe Rodrigues, outro nadador, conquistou sete ouros e um bronze, fechando como o brasileiro que mais conquistou medalhas em 2019.

Por fim, é preciso ponderar e refletir que a campanha conquistada pelo Brasil vai muito além de apenas números. O país se mostrou como um exemplo de preparação a atletas com deficiências, deixando claro que há espaço para todos no esporte. O recorde conquistado pelo Brasil no Parapan de Lima é um fato memorável e que será lembrado por muito tempo. Que venham os próximos jogos e que muito mais atletas consigam seu lugar ao sol do campeonato! 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus