Cidades

15/08/2019 Simulado de emergência em Itabira acontece no próximo sábado (17)

As defesas civis Estadual e Municipal, a Prefeitura de Itabira e a Vale, com apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, realizam no dia 17 de agosto (sábado), às 15 horas, simulado de emergência de barragens de mineração na cidade.

A atividade, de caráter preventivo, envolverá aproximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis, localizados em 27 bairros do município. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Empregados da mina Conceição, que estiverem tralhando no dia e horário do simulado, também participarão do exercício.

A Defesa Civil Estadual realizará reuniões preparatórias com a população envolvida em nove locais, às 9h e 11h do dia 17 para orientações e esclarecimentos.

Durante esta semana, algumas ruas e avenidas da cidade estão sendo interditados temporariamente para a montagem de tendas, cadeiras, banheiros químicos, entre outros itens, em 96 pontos da cidade. O fechamento das vias acontecerá nos bairros Centro, Praia, Juca Rosa, Santa Inês, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Laboreaux, Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Bethânia, Ribeira de Baixo, Palmital, Juca Batista, Água Fresca, Gabiroba, Machado, Valença, Santa Ruth, Fênix, Abóboras, Jardim Belvedere, Conceição.

Já no dia do evento, rodovias serão fechadas por cerca de uma hora, entre 15h e 16h, durante a realização do simulado. A Vale irá sinalizar os locais com faixas. Todas as vias serão reabertas logo após a conclusão da atividade pelas autoridades responsáveis.

Confira a lista de vias de acesso que serão fechadas durante a realização do simulado, dia 17/8, das 15h às 16h:
Rodovia MGC 120 que liga Itabira à Nova Era (km 457 – próximo à Escola do Sapé)
Rodovia MGC 120 que liga Itabira à Santa Maria de Itabira (km 420)
Rodovia MG 129 / MG434 que liga Itabira à Belo Horizonte (bairro Chapada)
Rodovia LMG 779 que liga Itabira à João Monlevade (km 2 – próximo à Mina do Andrade)
Rodovia AMG 900 / 1240 que liga Itabira à Senhora do Carmo e Ipoema (km 05)

O simulado integra o Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das Defesas Civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus