Saúde

06/08/2019 Gripe já foi responsável pela morte de 53 pessoas em Minas em 2019

Em João Monlevade 2 moradores perderam a vida após contraírem o vírus Influenza

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) divulgou nessa segunda-feira (5) boletim epidemiológico da gripe no estado. Em 2019, foram notificados 2.712 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Deste total, foram confirmados 251 casos por Influenza e 306 de outros vírus respiratórios.

Os cuidados para evitar a gripe devem ser redobrados nesta época do ano. Os vírus respiratórios já provocaram 70 mortes em 2019 no território mineiro, e destes, 53 foram ocasionados pela influenza. Segundo a SES/MG, em João Monlevade, 2 moradores perderam a vida depois de contraírem o vírus.

Transmissão
A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recémâ€Âcontaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Prevenção
A prevenção da gripe H1N1 segue as mesmas regras da prevenção de qualquer tipo de gripe, que incluem evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar e evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas e vacinar-se.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus