Política

17/07/2019 Leles Pontes apresenta balanço do primeiro semestre da Câmara de João Monlevade

Na manhã dessa terça-feira (16), o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Leles Pontes (PRB), reuniu a imprensa para um café onde apresentou um balanço das atividades realizadas nos primeiros seis meses de sua gestão. O encontro reuniu os vereadores Toninho Eletricista (PHS) e Cláudio Cebolinha (PTB), membros da Mesa Diretora; Fábio da Prohetel (PP) e Thiago Titó (PDT).

Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a realização de audiências e reuniões públicas sobre assuntos de grande relevância como a reforma da Previdência, a implantação da APAC no município e os impactos causados pelo rompimento de barragens de rejeito de minério de ferro. Também houve entrega de honrarias, visitas de alunos de escolas municipais, lançamento e Plenária Municipal do projeto Parlamento Jovem de Minas, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa, e que terá continuidade no segundo semestre.

O Legislativo monlevadense também investiu na capacitação dos servidores e retomou o projeto Cidadão Legal, que este ano chegou à sua 28ª edição. Além disso, foram emitidas 1.207 carteiras de identidade e realizados 986 atendimentos pelo Procon. Recentemente, foram devolvidos ao Executivo R$300 mil referentes a sobras orçamentárias do primeiro semestre que serão utilizados para o custeio de despesas do município.

Redução de gastos

De acordo com o presidente Leles Pontes, o foco no segundo semestre será a redução de gastos. “Conseguimos reduzir bem o gasto com Internet e diminuir o valor com a aquisição de medalhas e placas para a entrega de honrarias. Vamos manter esse propósito no segundo semestre com o uso de papel timbrado a fim de economizar o gasto desnecessário com papel e tinta. Isso deve gerar uma economia de 50 a 60%”, destacou.

Leles disse, ainda, que outra importante iniciativa será a implantação do sistema de energia fotovoltaica. Segundo o presidente, o projeto está sendo cuidadosamente analisado e deverá ser realizado em parceria com a Doctum por meio de um convênio.

A partir de agosto, o Legislativo monlevadense dará início aos projetos Câmara Mirim, que chega à sua 8ª edição, e Câmara da Melhor Idade, que está em sua 5ª edição. Ambos visam proporcionar a alunos do ensino fundamental e a idosos acima dos 60 anos vivenciarem o trabalho desenvolvido pela Casa Legislativa.

Posto de Identificação

Quanto ao Posto de Identificação, o presidente da Câmara afirmou que pode paralisar as atividades do setor caso o convênio com o Estado não seja renovado. Segundo Leles, o posto funciona sem formalização do convênio desde julho de 2018. “Já enviamos toda a documentação solicitada pelo Estado e estamos aguardando retorno. Caso o convênio não seja renovado até o fim do mês, teremos que interromper o serviço. Sabemos da importância e da necessidade do Posto para a população, mas não podemos e não temos condições de arcar com essa responsabilidade sozinhos. A decisão de suspender o serviço será tomada em conjunto pela Mesa Diretora”, ponderou.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus