Cidades

17/07/2019 Projeto Peito Aberto atende 700 pacientes em João Monlevade

A rede de saúde da Prefeitura de João Monlevade desenvolve, desde 2006, o projeto “Peito Aberto”, destinado a tratar pacientes com asma. Quando começou, o projeto atendia 100 crianças, e hoje está atendendo cerca de 700 pacientes, com idade entre 6 meses e 14 anos e os medicamentos oferecidos totalmente de graça.

O projeto não aceita inscrição de adultos nem idosos, mas, como a asma é uma doença crônica, sem cura e hereditária, existem alguns pacientes adultos que iniciaram o tratamento e hoje são pais de crianças atendidas também. Eles não recebem alta total. Fazem uma pausa de medicamentos durante um período, mas são monitorados pela coordenação do projeto.

Na acolhida, os pais são entrevistados sobre sintomas, sinais e comportamento da criança que passa por exames, pesagem e, imediatamente, já começa o tratamento, com orientações aos pais para uso dos medicamentos e espaçador.

Vale lembrar que, na região do Médio Piracicaba, apenas João Monlevade e Itabira têm esse tratamento. O projeto não atende urgências e emergências. Atua só com encaminhamentos, que podem ser da própria rede de saúde municipal como também do Hospital Margarida. As consultas e tratamentos são realizados em um espaço na Casa Bem Viver, localizada na avenida Nova York, 428, no bairro Cruzeiro Celeste. Os atendimentos são feitos às segundas, terças e quartas-feiras, mas podem ser agendados de segunda a sexta, de 7h às 17h, pessoalmente ou pelo telefone: 3852-7313.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus