Educação

26/06/2019 Alunos da rede estadual de Bela Vista de Minas aprendem a construir seu próprio robô

De 27 de junho a 04 de julho, alunos da rede estadual de Bela Vista de Minas tem a oportunidade de participar de um programa de robótica. O 9° ano das escolas E.E. Padre Oswaldo de Podestá e E.E. Adelina da Conceição Mendes, recebem do programa Meu Robô. A expectativa é que cerca de 130 jovens passem pelo programa.

O Meu Robô é um programa que tem como objetivo apresentar para os alunos as profissões do futuro e instigá-los a se interessarem pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Durante uma carga horária de 10 horas, dividida em dois dias, os jovens aprendem sobre tecnologia, 4° revolução industrial, sobre as profissões do futuro e as áreas STEM.

Além disso, os jovens são apresentados aos conceitos básicos de robótica e programação, aprendendo a história dos robôs e suas funcionalidades. Eles também aprendem a montar e programar o próprio robô, que anda, desvia de objetos e emite som.

O programa é desenvolvido pela JA Minas Gerais, em parceria com a ArcelorMittal, e já passou pelas cidades de Itaúna, Sabará, Contagem e Santos Dumont. A Gerente Geral da JA, Brenda Santos frisa a importância desse tipo de ensinamento na vida dos jovens. “Tudo está mudando em alta velocidade, com a 4° revolução diversas profissões deixaram de existir e novas profissões surgiram. É extremamente importante que os jovens tenham contato com esses temas, ainda na escola, para acompanhar o mercado de trabalho do futuro” explica.

Sobre a JA Minas Gerais

A Junior Achievement Minas Gerais é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da Associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua nos 26 Estados e no Distrito Federal, através da parceria com a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram três milhões de crianças e jovens. Presente em Minas Gerais desde 2003, a Junior Achievement já beneficiou no estado mais de 247 mil jovens, com a colaboração de mais de 12.700 voluntários em cerca de 100 cidades.

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus