Gerais

18/06/2019 Febre maculosa faz 6 vítimas fatais em Minas Gerais

A febre maculosa, que é transmitida pela picada do carrapato-estrela, volta a deixar os mineiros em alerta. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou 6 mortes pela doença até o dia 11 deste mês. Os óbitos ocorrem nos municípios de Faria Lemos (1), Contagem (4) e Raul Soares (1).

De acordo com a Secretaria, Minas Gerais é um estado endêmico para a febre maculosa, isto significa que a doença é comum ao estado e pode ocorrer durante todo o ano. Nos períodos mais secos, meses de abril a outubro, os casos da doença tendem a aumentar, por isso é de fundamental importância intensificar as ações de vigilância do agravo e os cuidados preventivos.

Como medidas gerais e individuais para prevenção da febre maculosa, a SES reforça alguns cuidados importantes para quem for frequentar áreas como matas, rios, cachoeiras e que possuem criação de animais domésticos como cães, cavalos, bem como ambientes com a presença de animais silvestres como capivaras ou gambás, que são propícios para os carrapatos. Durante o contato com estas áreas, a principal recomendação é que sejam realizadas inspeções no corpo em intervalos curtos de tempo, pois quanto antes os carrapatos forem identificados e retirados do corpo, menor a chance de transmissão da doença.
 

© 2021 Última Notícia . By Mediaplus