Viagem & Gastronomia

13/05/2019 Certificado Internacional de Vacinação agora é feito pela internet

Agora ficou mais fácil obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), o famoso cartão amarelo emitido pela Anvisa. O documento pode ser emitido em até cinco dias úteis pela internet. A novidade é uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

O certificado é exigido por mais de cem países para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela. Em alguns deles não é possível nem fazer conexões aéreas sem certificação.

Para emitir o documento é preciso fazer a solicitação pelo site Portal de Serviços (www.servicos.gov.br). Depois, deve-se preencher o formulário, enviar uma foto ou RG digitalizados e também o comprovante de vacinação, entregue pelo posto de saúde na ocasião do procedimento.

Com os documentos enviados, o processo é então analisado e, se aprovado, uma mensagem é enviada, em até cinco dias úteis. O usuário deve então imprimir o cartão e assinar no local indicado. O arquivo fica disponível para impressão sempre que necessário.

No caso de analfabetos, estrangeiros sem CPF e indígenas, o processo de certificação continua sendo presencial e agendado. Quem já possui o CIVP não precisa refazer, já que é vitalício.
  

© 2015 Tv Última Notícia . By Mediaplus